O ator Francisco Cuoco está completando 90 anos nesta quarta-feira (29). Nascido em São Paulo, o artista, que é considerado um dos grandes astros da dramaturgia, esteve em mais de 20 novelas ao longo de sua carreira. Cuoco marcou época interpretando galãs na TV Brasileira. Personagens como Cristiano Vilhena, de Selva de Pedra (1972), ficaram marcados na memória do público brasileiro.
A aparição mais recente do veterano na televisão foi uma participação especial na novela Salve-se Quem Puder (2020), em que interpretou ele mesmo. Ele se afastou das telas em 2020, em razão da pandemia, e também devido à dificuldade de locomoção.
Relembre personagens marcantes do ator
Cristiano Vilhena - Selva de Pedra (1972)
Personagem principal da novela, Cristiano Vilhena é um jovem do interior que arrisca a felicidade ao lado de sua amada, Simone (Regina Duarte) depois que se aproxima do vilão Miro (Carlos Vereza) e acaba seduzido pelo poder.
Carlão - Pecado Capital (1975)
Carlão foi um taxista que viveu um drama após o dinheiro de um assalto a banco ser esquecido em seu carro por criminosos em fuga. A trama se desenvolve a partir desse acontecimento, em que o personagem se vê diante de um dilema ético. Cuoco é parceiro de Betty Faria, que interpreta Lucinha, a noiva de Carlão.
Diego Miranda/Esteban Garcia - Lua Cheia de Amor (1990)
Inspirado na peça e novela Dona Xepa, a novela conta a história de Genu (Marília Pera), que sofre esperando que o marido Diego, interpretado por Cuoco, desaparecido há 15 anos, volte para casa. O personagem reaparece, mas atendendo por Esteban Garcia, movimentando a trama e a vida de Genu.
Olavo da Silva - Passione (2010)
Na trama, Cuoco interpreta o empresário Olavo, que comanda uma grande empresa de lixo reciclável. Ele é pai de Jéssica (Gabriela Duarte) e casado com Clô (Irene Ravache). A história se desenvolve em torno do mistério que envolve a busca de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro) pelo seu filho perdido, Totó (Tony Ramos), que mais tarde, descobre que é filho de Olavo.
Mariano - A Vida da Gente (2011)
A novela gira em torno do drama familiar das irmãs Ana e Manuela, interpretadas por Fernanda Vasconcellos e Marjorie Estiano. Francisco Cuoco vive Mariano, um empresário que costumava patrocinar tenistas, como o caso da protagonista Ana. Ele acaba a novela preso por envolvimento em crimes administrativos.
Pedro - Real Beleza (2015)
No longa dirigido por Jorge Furtado, Francisco Cuoco vive Pedro, pai de Maria (Vitória Strada). No filme, sua filha é procurada por um fotógrafo que busca uma nova modelo que faça carreira internacional. A trama se desenrola quando o personagem de Cuoco não concorda com a partida da filha.
Gaetano De Angeli - Sol Nascente (2016)
Na novela de Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer, Francisco Cuoco interpretou Gaetano De Angeli, par romântico de Geppina (Aracy Balabanian). O casal de italianos é o ponto de início da história da novela, quando fogem para o Brasil para que Geppina consiga escapar de um casamento forçado, com um mafioso da região em que vivia na Itália.