O ator Mark Goddard, eternizado no papel do Major Don West, da série clássica Perdidos no Espaço, faleceu aos 87 anos. Evelyn Pezzulich, esposa do astro, confirmou que a morte ocorreu na última terça-feira (10) por conta de uma fibrose pulmonar. Ele faleceu na cidade de Hingham, em Massachusetts. As informações são do site The Hollywood Reporter.
O ator estava no elenco fixo das séries Johnny Ringo e The Detectives quando foi convidado para entrar a bordo da novidade que marcou os anos 1960, criada e produzida por Irwin Allen. Assim, Goddard deu vida ao piloto temperamental do Júpiter 2, um de seus papéis de maior destaque.
Perdidos no Espaço ganhou 83 episódios em três temporadas. A série rodou entre setembro de 1965 a março de 1968. Don West era responsável por garantir a segurança em uma missão de colonização de Alfa Centaury.
O personagem também era par romântico da filha mais velha dos Robbinson (June Lockhart e Guy Williams), vivida pela atriz norueguesa Marta Kristen, além de ser inimigo do Dr. Smith (Jonathan Harris).
Outros trabalhos na carreira do ator
Depois de Perdidos no Espaço, Goddard disse que ficou marcado como um ator de "programas espaciais". Ele trabalhou nas telenovelas One Life to Live e General Hospital; foi ator convidado em séries como Petrocelli, The Streets of San Francisco, Benson e Barnaby Jones; e apareceu no filme Blue Sunshine, de 1977.
Ele fez uma participação especial na adaptação de 1998 de Perdidos no Espaço, que teve Matt LeBlanc como Don West. Na série da Netflix que durou três temporadas, de 2018 a 2021, Ignacio Serricchio interpretou seu personagem.
Além do diploma na American Academy of Dramatic Arts, Goddard conquistou título de mestre e deu aulas para crianças com educação especial durante mais de 20 anos nos EUA. Ele se casou três vezes, incluindo com Susan Anspach, atriz aclamada dos anos 1970 em filmes como Cada um Vive como Quer, de 1970, e Sonhos de um Sedutor, de 1972.