Começa nesta sexta-feira (27) a primeira audiência de instrução e julgamento dos réus Bruno de Souza Rodrigues e Jeander Vinicius da Silva Braga, acusados de matar e ocultar o corpo do ator Jeff Machado. Ao todo,18 testemunhas foram convocadas para serem ouvidas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPJR), entre elas, a mãe e o irmão da vítima, Maria das Dores Machado e Diego Machado. As informações são do g1.
A sessão foi marcada pela juíza Alessandra da Rocha Lima Roidis da 1ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. A assistência de acusação, exercida pelo advogado Jairo Magalhães, que auxilia a família do ator, quer concentrar as perguntas para o investigador da Delegacia de Descoberta de Paradeiros, Igor Bello, que conduziu a investigação do caso.
Relembre
Em maio deste ano, o corpo de Jeff Machado foi encontrado dentro de um baú enterrado e coberto de concreto em uma casa em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele estava desaparecido desde 27 de janeiro.
De acordo com a denúncia do MPRJ, Bruno prometeu uma vaga para Jeff em uma novela mediante o pagamento de R$ 18 mil, mas, após o ator não ser contratado e o dinheiro não ter sido devolvido, o acusado matou a vítima após ser cobrado da promessa.
Bruno teria colocado uma substância entorpecente na bebida do ator e depois o estrangulou com um cabo de aparelho de telefone, provocando sua morte.
Dias depois do assassinato, a investigação mostrou que Bruno utilizou a senha do cartão de crédito de Jeff para efetuar compras em estabelecimentos comerciais, assim como anunciou a venda do carro do mesmo em agências de automóveis. Houve ainda invasão ao telefone da vítima.
A denúncia do MPRJ também demonstrou que os acusados praticaram maus-tratos contra os cães de raça de Jeff ao abandonarem eles em um terreno vazio, sem alimentação e cuidados de higiene. Dois dos cachorros morreram e um desapareceu.
Os réus são acusados, de acordo com a denúncia do MPRJ, por meio dos promotores de justiça Alexandre Murilo Graça e Sauvei Lai, pelos seguintes crimes:
- Homicídio quadruplamente qualificado;
- Ocultação de cadáver;
- Estelionato;
- Crimes patrimoniais contra o espólio do ator;
- Invasão de dispositivo eletrônico;
- Falsa identidade;
- Maus-tratos aos animais.
Bruno deve responder por todas as imputações, já que estava envolvido em todas as ações. Jeander é acusado apenas de homicídio, ocultação e maus-tratos a animais.