Em entrevista ao Jornal O Globo, publicada nesta domingo (24), a atriz Marieta Severo, 76 anos, expôs, pela primeira vez, um problema de saúde que enfrentou no passado. Segundo a artista, ela foi diagnosticada com um câncer no endométrio, que a levou a precisar realizar a remoção do útero e dos ovários.
"Nunca falei sobre isso antes, mas, sim, tive câncer de endométrio. Precisei tirar o útero e os ovários. Descobri bem no início, nem precisei fazer quimioterapia", revelou a atriz ao O Globo.
Marieta, no entanto, não revelou em que momento da sua vida teria recebido o diagnóstico e tratado a doença.
Após um pedido do seu oncologista, a artista virou madrinha da campanha que busca alertar sobre prevenção e diagnóstico precoce de tumores ginecológicos, o Setembro Flor, iniciativa do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Durante a ação, a atriz busca destacar a importância dos exames preventivos ginecológicos para as mulheres e da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que pode causar infecções e câncer de colo de útero. "Preciso usar a minha voz ativa para falar de temas fundamentais, como a minha saúde e a do outro. Após os tempos negacionistas que vivemos, pesquisas mostram que os índices de vacinação caíram", disse Marieta, que ainda reforçou que suas netas e seu neto já estão vacinados.