A polêmica série The Idol teve o segundo episódio exibido na HBO na noite de domingo (11) e, assim como na estreia, as reações do público foram divididas. No novo capítulo, a protagonista Jocelyn (Lily-Rose Depp) passa por uma série de frustrações em relação à sua carreira, o que faz com que ela acabe se envolvendo mais ainda na relação conturbada com Tedros (The Weeknd/Abel Makkonen Tesfaye).
De um lado, parte do público aprovou o foco que o episódio deu aos dramas de Jocelyn como popstar, em especial, por conta do controle que a gravadora e a equipe dela têm sobre sua vida e carreira — algo visto como condizente com o que acontece na indústria do entretenimento.
Por outro lado, alguns espectadores torceram o nariz para as cenas com o personagem de The Weeknd, que protagonizou momentos de nudez e sexo percebidos como "perturbadores" e "desnecessários". O artista também é produtor da série.
Atenção! O trecho abaixo pode conter spoilers
Como foi o segundo episódio de The Idol
No início do episódio, intitulado Fantasia em Dobro, conhecemos um pouco mais sobre os motivos que fazem Jocelyn ser tão problemática. Primeiro, ela sugere um remix para a gravadora, que é negado. Depois, durante as gravações de um clipe, ela sofre para conseguir acertar a coreografia e enfrenta uma série de exigências de sua equipe, de quem discorda criativamente.
Os sentimentos negativos de Jocelyn são potencializados pela memória de sua falecida mãe. E para piorar a situação da popstar, a executiva da gravadora, Nikki Katz (Jane Adams), começa a sondar a dançarina Dyanne (Jennie Ruby Jane, estrela da banda de k-pop Blackpink) para promovê-la paralelamente, caso Jocelyn enlouqueça.
Nas redes sociais, esta parte do episódio comoveu o público e rendeu comparações com a história de Britney Spears. Para algumas pessoas, a falta de controle que Jocelyn tem do próprio trabalho e os problemas de saúde mental dela se assemelham com as situações pelas quais a cantora teria passado.
A segunda parte do episódio foca na relação de Jocelyn com Tedros — que, conforme descobrimos, comanda uma espécie de culto. Quando a protagonista o chama para ir à casa dela, após um dia de frustrações no trabalho, ele aparece com vários de seus "amigos", o que resulta em uma noite de sexo e drogas.
Jocelyn e Tedros vão para o quarto e as sequências daí para frente são bastante explícitas. O produtor musical começa a "orientar" a estrela a realizar atos sexuais enquanto narra sua experiência de fantasia em cenas que, para os espectadores, objetificaram e sexualizaram a personagem. Além disso, a atuação e os diálogos do artista foram criticados nas redes. No fim, ele pede para se mudar para a casa dela e ela aceita prontamente — o que, ao que tudo indica, não acabará bem.