Ele tem apenas oito anos, mas já gravou cenas tensas e chocantes, principalmente nos primeiros capítulos de Terra e Paixão. Matheus Assis interpreta João na trama, filho da protagonista Aline (Barbara Reis), e apesar da pouca idade, leva muito a sério a atuação e sabe separar ficção de realidade. Ainda bem, afinal, em pouco mais de um mês de novela, o personagem perdeu o pai, brutalmente assassinado, teve a casa incendiada e, recentemente, foi vítima de um sequestro. A vida de João não é fácil, mas Matheus está adorando a experiência de estar no horário nobre da TV. Confira o bate-papo com essa fofura.
Como foi para você gravar as primeiras cenas da novela, que foram tão pesadas? Houve algum acompanhamento, psicólogas que te ajudaram?
Eu amei, foram cenas de ação que exigiram muita dedicação. Começamos a gravar em Mato Grosso do Sul e terminamos aqui no Rio de Janeiro e não foi em sequência, então tivemos de recuperar o sentimento para ficar com a mesma emoção. Ali na cena é o João, com os sentimentos dele, e quando acaba, para mim está tudo bem, porque daí é o Matheus. Desde o início, eu me preparei com a tia Tati (Tatiana Muniz, preparadora de elenco) e também tive muito apoio de toda a equipe da novela que tem, sim, uma psicóloga.
Como é o clima nos bastidores? Dá tempo de brincar — e aprontar um pouco — entre uma gravação e outra?
Os bastidores da novela é (algo) muito legal. Dá tempo de brincar e aprontar um pouquinho também (risos). Eu me divirto muito com todo o elenco, a gente brinca, grava vídeos, tira fotos... eu adoro!
Quem é o adulto que mais se diverte com o elenco infantil?
Para mim é até difícil de escolher, porque eu me divirto muito com todo o elenco... mas a tia Tati (Tatiana Tibúrcio, a Jussara) e o tio Cauã (Reymond, o Caio) brincam muito comigo. Eu jogo forca com ela, a gente vê vídeo engraçado... e com ele, é só bagunça boa, ele me joga para o alto, a gente joga jokenpô (pedra, papel e tesoura), par ou ímpar, faz desafios.
Que artista você vê de perto e pensa "quando eu crescer quero ser igual a ele"?
Eu estou tendo a honra de atuar ao lado de grandes atores da nossa TV. Eu me inspiro muito no tio Cauã, no tio Paulo (Lessa, o Jonatas) e no tio Amaury (Lorenzo, o Ramiro). Eles são atores incríveis em cena e pessoas maravilhosas fora dela.