O chefe de cozinha escocês e jurado da versão australiana do programa MasterChef Jock Zonfrillo foi encontrado morto aos 46 anos no domingo (30), na residência dele em Melbourne, na Austrália. A causa da morte não foi divulgada.
A notícia do falecimento de Zonfrillo foi divulgada no perfil dele no Instagram, em um post criado por seus familiares. "Com corações completamente despedaçados e sem saber como podemos passar pela vida sem ele, estamos arrasados em compartilhar que Jock faleceu ontem", diz trecho do comunicado publicado na segunda-feira (1º).
A família do chefe de cozinha lembrou sua trajetória e sua origem escocesa. "Para aqueles que cruzaram seu caminho, tornaram-se companheiro dele ou tiveram a sorte de ser sua família, mantenham esse escocês orgulhoso em seus corações quando tomarem seu próximo uísque", escreveram os familiares.
Zonfrillo estaria no ar na segunda-feira, durante a estreia da nova temporada do MasterChef Australia. No entanto, o canal Network 10, que transmite a atração, cancelou a exibição em respeito à memória do jurado. O escocês fazia parte do reality show desde 2015.
Jock deixa a esposa Lauren e quatro filhos. Ainda não foram divulgadas as informações sobre o enterro e o velório.
Carreira na culinária
Filho de mãe escocesa e pai italiano, Jock nasceu em Glasgow, na Escócia. Aos 13 anos, ele começou a trabalhar como lavador de pratos e, dois anos depois, largou a escola para se tornar aprendiz no Arkle Restaurant, localizado no Turnberry Hotel. Com 17 anos, Zonfrillo começou a trabalhar com o chefe de cozinha Marco Pierre White, no restaurante que leva o mesmo nome do profissional.
Decidido a acumular mais experiência, Jock viajou por um ano para a Austrália. Lá, foi chefe de cozinha no Restaurant 41. Com carreira promissora na Europa, decidiu ficar no país da Oceania. Em 2013, abriu o Restaurant Orana, eleito o melhor restaurante australiano em 2018 pela revista especializada Gourmet Traveller, e em 2019, pela The Good Food Guide.
Homenagens
Chefes de cozinha que já trabalharam com Jock e profissionais que admiravam seu trabalho publicaram homenagens a ele nas redes sociais.
Jamie Oliver, chefe britânico conhecido no mundo inteiro por seus livros e programas de TV, homenageou o colega em uma publicação no Instagram. "Nós nos divertimos muito trabalhando juntos no MasterChef deste ano, não sei nem dizer como foi bom trabalhar com ele! Jock foi muito generoso comigo com seu tempo e espírito no programa e por isso fiquei muito grato", diz trecho da mensagem.
Oliver também prestou apoio aos familiares do jurado. "Enviando de coração amor e condolências a toda a sua família, amigos e a sua segunda família, a equipe MasterChef e os competidores", escreveu.
Andy Allen, também jurado da versão australiana do reality show, relembrou momentos que passou ao lado do colega. "Você se tornou uma parte tão inspiradora e importante de nossas vidas. Claro, você me ensinou muito sobre comida, mas são as lições que aprendi sobre o que significa ser um ótimo pai, marido e amigo que levarei de nosso tempo juntos e durarão para sempre", diz trecho da homenagem.
O chefe de cozinha brasileiro Alex Atala também fez um post dedicado a Zonfrillo. "Grande chefe, grande amigo. Uma perda gigante. Vá em paz, amigo. Rest in power, chef", escreveu.