A atriz Florinda Meza, 74 anos, ficou conhecida em diversos países por interpretar a Dona Florinda, de Chaves. A artista foi casada por 30 anos com Roberto Bolaños, criador da série e intérprete do personagem-título, e vem lutando para que a produção volte ao ar.
Lembrada pelo trabalho até hoje, Florinda esteve no Brasil recentemente e conversou com a revista Quem sobre como foi interpretar a dona de casa que vivia de bobs nos cabelos e de avental.
— Não era tão difícil me transformar nela. Para os atores, é um prazer especial nos caracterizar e nos transformar em outras pessoas — pontuou sobre a parte estética da preparação.
Ela ainda desabafou sobre a falta de reconhecimento com a interpretação:
— Eu tinha 22 anos e tinha de me transformar em uma mulher madura. Era mais difícil do que me caracterizar como uma anciã ou uma criança, como a Popis. Os extremos são fáceis. Mas o ponto médio de uma mulher madura era muito difícil. E isso é algo que ninguém reconheceu no meu trabalho. Não importa que dissessem que eu fiz bem ou mal, mas acho que não fiz tão mal porque convenci muitas pessoas.
Para viver a mãe do Quico, Florinda conta que observou a postura de mulheres mais maduras.
— Até hoje, que já sou uma mulher mais velha, caminho com a postura muito reta. Talvez por isso eu não aparente ser mais velha. As mulheres, quando amadurecem e têm filhos, costumam jogar a pélvis para frente. Dona Florinda, que era uma mulher madura com um filho, apoiava o corpo na pélvis — observou.
A atriz ainda contou que, apesar de a personagem não ter vaidades, Florinda era elogiada fora das telas por sua beleza.
— Os homens me faziam recordar que eu era bonita. Algumas mulheres, que são muito invejosas, também — comentou.