A primeira temporada de The Last of Us foi disponibilizada na HBO Max e logo se tornou um fenômeno. Derivada do jogo de videogame homônimo, a produção movimentou a internet gerando debates intensos, formou grupos fervorosos dedicados a adorar a série e promoveu o ator Pedro Pascal ao cargo oficial de "daddy" (papai, em inglês, em conotação erótica) das redes sociais. A figura do artista, aclamada por diferentes idades e gêneros, invadiu o ciberespaço em uma onda com conteúdos diversos que vão do humor a análises que investigam essa nova obsessão dos internautas.
A despeito disso, neste domingo (12) a primeira fase da trama chega ao fim. O último episódio da série será disponibilizado pela plataforma às 22h, horário que difere dos lançamentos anteriores, sempre realizados às 23h. Apesar do sentimento generalizado de encerramento, a HBO já confirmou a continuação da produção, que tem acompanhado os rumos do jogo.
Para domar a ansiedade dos fãs, em especial aqueles que não se importam com spoilers, GZH reuniu algumas informações sobre o último episódio da primeira fase e conta o que esperar dos próximos momentos da história.
ATENÇÃO! Spoilers abaixo:
Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey) seguem em sua busca pelo grupo de cientistas que pode utilizar a imunidade da adolescente para salvar o mundo do fungo Cordyceps. Neste último momento, a dupla encontra a instituição, e Joel acaba descobrindo que, para produzir o imunizante, a menina precisará ser morta. Em uma decisão repentina, o homem luta para livrar Ellie do local como um ato de desespero de quem não quer perder uma filha novamente, papel que a menina assumiu em sua vida.
Nesta circunstância há também um dilema moral ardiloso: vale a pena matar alguém que se ama para salvar a humanidade? Esta humanidade responsável por tanta dor e sofrimento? Ademais, mesmo que matem Ellie para produzir a vacina, nunca houve uma garantia de que os pesquisadores encontrarão sucesso em sua empreitada, e assim a morte da jovem poderia ser em vão.
A questão é capaz de dividir opiniões, bem como a decisão de Joel de esconder a verdade de Ellie, que é carregada para fora da instituição inconsciente. No jogo, ele escolhe contar para ela que não foi possível criar uma vacina com seu DNA.
Recentemente, Bella Ramsey alertou os fãs da produção, em uma entrevista, que o último episódio da primeira temporada "dividirá opiniões massivamente". A atriz parece fazer uma análise certeira do futuro, afinal, para alguns, Joel pode se tornar um personagem condenável pela postura.
Em paralelo, um flashback interessante compõe a trama do episódio. Nele, a mãe de Ellie, Anna (Ashley Johnson), é apresentada ao público, bem como a história do nascimento da menina e a explicação para sua imunidade. Essa parte do enredo é um regalo para os espectadores da série, já que o jogo não conta com esses detalhes.
O futuro da história só à HBO pertence, mas nas redes sociais os fãs já circulam teorias sobre os destinos dos personagens. Se tudo acontecer conforme o previsto, a produção promete assolar o coração do público. Ainda não há previsão de estreia da segunda temporada.
*Produção: Juliana Agne