O chef de cozinha Henrique Fogaça anunciou seu afastamento do júri do MasterChef, da Band, por motivos pessoais. Em comunicado divulgado pela emissora, nesta quinta-feira (2), o profissional avisou que pretende voltar, em breve, ao reality culinário.
Por enquanto, Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, assumirá a posição de jurado ao lado de Helena Rizzo e Érick Jacquin.
“O MasterChef é uma grande família e sou muito grato por fazer parte disso. Estou fazendo uma pausa em comum acordo com a emissora, pela qual tenho profundo respeito e liberdade para ser quem eu sou, mas logo, logo estarei de volta nas temporadas do MasterChef Profissionais e MasterChef+“, disse o cozinheiro na nota da Band.
Conforme apurou a revista Veja, fontes falaram que Fogaça parecia exausto com o ritmo do trabalho e desejava passar mais tempo em famíamia, principalmente com Olívia, 16 anos, que sofre de um tipo raro de epilepsia. Além de ser jurado do programa, ele é empresário e dono de restaurantes, como Cão Véio e Sal.
Quem é Rodrigo Oliveira?
Filho de pernambucanos e nascido em São Paulo — mais especificamente da Vila Medeiros —Rodrigo Oliveira está à frente do restaurante Mocotó, uma casa que levou o sertão à alta gastronomia. Fundado em 2001, o local tem como base uma história iniciada em 1974 pelo seu pai, o senhor Zé Almeida. Em 2004, Rodrigo criou o original Dadinho de Tapioca, um petisco que acabou "exportado" para o Le Dauphin, em Paris; 10 William, em Sydney; FOgO, em Barcelona; e a casa In Situ, dentro do Museu de Arte Moderna de São Francisco.
Ele ainda foi premiado com uma estrela do Guia Michelin e o 23º lugar do ranking Latin America's 50 Best (50 Melhores da América Latina) da revista britânica Restaurant em 2021, além de ser considerado o "Melhor da Cozinha Brasileira" pela Folha. Em 2022, ele participou do "Iron Chef Brasil", da Netflix, ao lado de chefs de prestígio como Thiago Castanho e Carole Crema.
Nos últimos anos, Rodrigo abriu o Mocotó Café no Mercado de Pinheiros, além de uma filial do Mocotó no Shopping D. Ele ainda lançou o livro Mocotó - O Pai, o Filho e o Restaurante e, em 2017, inaugurou o Balaio IMS, dentro do Instituto Moreira Salles da Avenida Paulista, onde serve pratos que misturam referências culturais das diferentes culinárias do Brasil.