Quem já assistiu à nova série da Netflix, Wandinha, sabe que ela apresenta algumas semelhanças com outras produções fantásticas. As similaridades, no entanto, mostraram-se mais acentuadas com o mundo bruxo de Harry Potter. A produção do serviço de streaming apresenta uma sequência de cenas parecidas com as da franquia da Warner que vão além da estética, passando pela trama que costura a obra.
Em ambas as histórias, os protagonistas ingressam em escolas para alunos diferenciados e descobrem universos repletos de criaturas mágicas e segredos ocultos sob uma estética medieval. Passagens secretas, livros curiosos, perigos na floresta, corredores soturnos, estátuas que se movem e assassinatos misteriosos compõem as trajetórias dos alunos de Hogwarts e de Nunca Mais. Os dois, inclusive, não se contentam em saber das notícias macabras dos locais e resolvem investigar as situações. E para isso, é claro, ambos contam com a ajuda de pessoas que já morreram.
As escolas, inclusive, parecem ter em comum um campeonato bastante arriscado para os alunos, a Copa Poe, em Wandinha, e o Torneio Tribruxo, em Harry Potter. Em ambos, os adolescentes precisam enfrentar desafios hostis para alcançar a vitória de suas equipes e nenhum dos dois jogos parecem ter regras muito bem definidas.
Além disso, duas figuras se assemelham nas produções. Bianca (Joy Sunday), que desempenha, a princípio, o papel de vilã da trama, pode ser comparada a Draco Malfoy (Tom Felton), rival do bruxo em Hogwarts. Larissa Weems (Gwendoline Christie) também se assemelha a outra personalidade bastante conhecida do universo mágico: ela e Alvo Dumbledore (Richard Harris/Michael Gambon) não compartilham apenas o cargo na direção das escolas, mas também da aura mística de segredos e passados dolorosos. Os dois parecem, no entanto, prezar pela segurança de seus alunos acima de qualquer questão pessoal.
Os dois protagonistas também dividem a dúvida sobre suas escolhas amorosas. Cho e Gina disputaram o coração de Harry, enquanto Tyler e Xavier lutam pelo afeto de Wandinha. Há até uma comparação entre as personagens Enid Sinclair (Emma Myers) e Luna Lovegood (Evanna Lynch), que se parecem fisicamente.
Apesar das afinidades entre as duas produções, há quem diga que os elementos apontados estão presentes em toda história de inspiração infantojuvenil. Os fãs das tramas seguem debatendo, nas redes sociais, se as características se encontram ou não e as opiniões a respeito da questão parecem bastante divididas.
Por um lado, há fãs da franquia de filmes que reconhecem as semelhanças com a trama da Netflix, mas não se importam com isso. Outros ficaram decepcionados com a série por supostamente roubar elementos das histórias de Harry Potter e de outras produções. Há ainda quem critique os fãs da franquia do bruxo por não reconhecerem outras referências literárias além dos livros de J.K. Rowling e os que não gostaram do que o diretor Tim Burton fez com os personagens da Família Addams e acham que as produções anteriores eram mais originais.
A semelhança estética entre algumas cenas da série e dos filmes, no entanto, é o grande impulsionador das discussões. Circula nas redes um vídeo, produzido pelo portal francês Serieously, que ilustra a questão, comparando as produções. O tuíte já foi compartilhado mais de 900 vezes e ainda serviu de inspiração para vídeos semelhantes. Veja abaixo.