Foi com versos célebres de Emoções que Roberto Carlos iniciou mais uma edição do seu tradicional especial de fim de ano. O programa alusivo ao encerramento de 2022 foi exibido na noite desta sexta-feira (23), na Globo. E fazendo jus à trilha sonora de abertura, emoção foi o que não faltou.
Inclusive da parte do Rei. Já ao fim da primeira canção, Roberto Carlos aproveitou para agradecer o carinho dos fãs.
— Obrigado por tudo. Esse carinho, esse amor, todas as cisas que eu tenho recebido de vocês durante toda a minha vida. Gostaria de falar muitas outras coisas nesse momento, mas acho que falo melhor cantando — disse ele, engatando na sequência Como é Grande o Meu Amor Por Você.
Ao término da música, as primeiras convidadas do Especial subiram ao palco. As sertanejas Maiara e Maraisa, que interpretaram junto ao Rei as canções Medo Bobo, sucesso delas, e Eu te Amo, te Amo, te Amo, dele.
E por falar em amor, Maraisa aproveitou o dueto para declarar o seu ao Rei.
— Coloquei a minha melhor roupa para poder te encontrar hoje. Me esforcei, tô com a mão suando aqui. É que eu sou muito apaixonada por você. Você não casou não, né? — brincou a sertaneja, completando que "a sogra", mãe dela, estava presente na plateia.
Na sequência, o anfitrião da noite engatou solos das canções Lady Laura e Esse Cara Sou Eu. Esta última é, assim como o próprio Especial Roberto Carlos, um marco na televisão: embalou o romance do inesquecível casal Morena e Theo, protagonistas da novela Salve Jorge.
Antes de cantá-la, Roberto exaltou as qualidades do eu lírico da música.
— Eu acho que ser romântico, gentil e atencioso é uma das principais forças de um homem — opinou o Rei. — Fiz essa canção falando de um cara que toda mulher gostaria de ter, um cara que todo homem gostaria de ser, um cara que eu tento ser. Mas eu chego lá, tenho paciência.
Após a aula de romantismo, os próximos convidados a subirem ao palco foram nada menos que os sambistas do Raça Negra. Ou seja, a sessão de love songs continuou. O vocalista Luiz Carlos iniciou o dueto com o Rei interpretando É Tarde Demais, uma das canções de maior sucesso do grupo _ aquela do refrão "Você jogou fora / O amor que eu te dei...".
A parceria foi finalizada com O Portão, música de Roberto Carlos que boa parte do público pode achar que se chama "Eu Voltei". Depois dela, o Raça Negra foi embora.
Após o passeio pelo samba, Roberto Carlos voltou mais uma vez ao sertanejo. Interpretou Evidências, sucesso de Xitãozinho e Xororó. A versão gravada por ele integra a trilha sonora da novela das 21h Travessia, algo que o Rei definiu como um "presente maravilhoso" em meio a agradecimentos à autora da trama, Glória Perez. Na onda do folhetim, Roberto Carlos chamou ao palco a cantora e atriz Lucy Alves, que interpreta a protagonista Brisa.
— Zerei a vida. Estou aqui com você, sua orquestra, sua banda. Meus pais estão aí também. Enfim, só a gratidão — disse ela, que surgiu na televisão pela primeira vez como participante do The Voice Brasil.
— Você é uma cantora, uma acordeonista, uma sanfoneira da melhor qualidade. Agora também uma atriz da melhor qualidade. É impressionante isso — elogiou Roberto.
Os dois interpretaram De Volta Pro Meu Aconchego, com Lucy na sanfona, e Como Vai Você.
Homenagem a Erasmo
O ponto mais emocionante da noite foi quando, já ao fim do Especial, Roberto prestou uma homenagem a Erasmo Carlos, o eterno Tremendão. Parceiro do Rei desde os tempos de Jovem Guarda, o roqueiro faleceu em novembro deste ano.
Ele e Roberto não eram uma dupla, mas era como se fosse. A amizade dos músicos foi lembrada em um momento que emocionou a todos os presentes na plateia, entre eles Leonardo Esteves, filho de Erasmo.
No telão do palco, foi reproduzido um vídeo no qual o Tremendão falava sobre a relação com Roberto Carlos.
— Para mim, você é o que é: o meu amigo, um cara guerreiro, iluminado, cheio de fé e esperança. Você disse em uma canção que queria ter um milhão de amigos, mas não imaginou que hoje esses amigos seriam dezenas e dezenas de milhões, espalhados por esse brasil maravilhoso. Queria te dizer que, nas próximas encarnações, se você deixar, eu quero de novo ser seu compadre, seu parceiro e seu amigo — dizia Erasmo na mensagem.
Roberto Carlos também não conseguiu segurar a emoção. Com a voz embargada, ele dedicou a canção Amigo ao companheiro.
— Meu irmão! Tudo isso que ele disse, eu digo pra ele a mesma coisa. Nesta canção, tento dizer tudo o que ele é. É difícil dizer tudo o que ele é e vai ser sempre, sempre — disse o Rei. — Ele é e será sempre meu amigo, meu irmão, meu parceiro, daqui até a eternidade. Ele estará sempre, sempre, sempre no meu coração. Eu amo esse meu irmão.