A atriz Paloma Duarte, 45 anos, dividiu com seus seguidores nas redes sociais que recebeu o diagnóstico de endometriose. Na postagem nesta sexta-feira (30), ela fez uma brincadeira sobre agora também fazer parte do grupo de famosas que têm a doença.
"Gente fiquei trend, estou com endometriose", disse ela se referindo a figuras como Anitta e Larissa Manoela, que também compartilharam com seus fãs que são portadoras da mesma complicação.
"Tem dias que é muito difícil lidar com o diagnóstico, tem dias que acordo e choro. Meu caso é cirúrgico e apesar do procedimento ser pouco invasivo, a cirurgia me abala de muitas formas", confessou ela.
"São mais de 8 milhões de mulheres no Brasil com a doença! Eu demorei muito a perceber os sintomas e levar a sério. Só quando a dor ficou insuportável que fiz a ressonância", disse Paloma.
A atriz ainda aconselhou que as mulheres não deixem de consultar o médico, nem perceber os primeiros sinais da doença. "Por aqui, enquanto a cirurgia não chega, nos dias que acordo mais sensível, o que me ajuda é isso: beijo e carinho", escreveu na legenda da foto que está sendo beijada pelo marido, Bruno Ferrari e pelo filho, Antônio.
O que é a endometriose?
A endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio — tecido que reveste o útero — que, ao invés de serem expelidas ao longo a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a causar sangramentos.
Sintomas
A dor é o principal sintoma. Ela é persistente e não melhora com o uso de medicamentos analgésicos. Dores na região lombar, durante as relações sexuais e ao urinar ou evacuar também podem ser indicativos da doença. A infertilidade é outro fator determinante para sinalizar a doença.
Cólicas não devem ser desprezadas. A indicação é sempre relatar as dores ao médico e investigar sua origem. Como não aparece no ultrassom e nem no exame preventivo, ao apresentar tais sintomas, o médico deve requisitar uma ultrassonografia ou ressonância especializada.