O segundo episódio de House of the Dragon pode até ter feito alguns espectadores bocejarem em frente à televisão (muita politicagem, pouca ação), mas o mesmo certamente não aconteceu com o terceiro. O capítulo, que foi ao ar no domingo (4) no canal HBO e entrou para o catálogo da HBO Max, entregou tudo que o povo gosta: tretas, sangue, revelações e até um novo dragão.
Abaixo, GZH destaca quais foram os principais acontecimentos do último episódio da série derivada de Game of Thrones. Confira.
ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS.
Salto temporal
Já nos primeiros minutos do terceiro episódio, o público é surpreendido com a revelação de que três anos se passaram desde o segundo capítulo da série. E a forma como esse salto temporal é revelado é mais surpreendente ainda: Viserys (Paddy Constantine) teve mais um filho.
Enquanto Daemon (Matt Smith) está no olho do furacão na guerra pelos Degraus, declarada ao fim do segundo episódio, Viserys dá mais uma prova de que o reino não é a maior de suas prioridades: só quer saber de curtir o aniversário de dois anos do caçula Aegon, seu filho com a nova esposa Alicent (Emily Caey) — que, por sinal, já está carregando mais um bebê de cabelos esbranquiçados no ventre. É aí que o segundo herdeiro Targaryen é apresentado aos espectadores.
Rhaenyra pistola
Por falar em herdeiro, está aí outro arco importante do terceiro episódio. Assim que sabemos da existência do caçula real, também descobrimos que Rhaenyra (Milly Alcock) não gostou nada da ideia de ter um irmãozinho. Isso porque a loirinha sempre soube do desejo do pai de ter um filho homem e, como não é boba nem nada, logo sacou que o então chorão e aparentemente inofensivo Aegon um dia vai crescer, e pode vir a roubar seu lugar na sucessão do trono de ferro (mais à frente ele avisa que não pretende fazer isso, mas até aí a reinação de Rhaenyra já havia atingido níveis estratosféricos).
Vem daí o visível mau humor da jovem Targaryen, que chega a ser pauta de uma discussão entre ela e o pai. Mas não é só por isso que Rhaenyra está para poucos amigos. No melhor estilo adolescente que não quer sair do quarto para cumprimentar as visitas, ela faz a maior birra para não ter de participar da caçada em celebração ao aniversário do irmão.
— Ninguém veio aqui por minha causa — diz ao pai, deixando transparecer a dor de cotovelo.
No fim das contas, ela até topa fazer uma presença no evento, mas logo já fica pistola de novo, pois percebe que a insistência do pai por sua participação tinha nome, sobrenome e a fama familiar de sempre pagar suas dívidas: Jason Lannister (Jefferson Hall), que revela suas intenções de se casar com ela. Viserys colocou a maior pilha, o que irritou ainda mais a menina, afinal, ele havia lhe prometido que ela poderia escolher com quem se casaria, quando chegasse o momento.
Rhaenyra então foge do evento a cavalo. No caminho, ela é alcançada por Criston Cole (Fabien Frankel) — aí descobrimos que eles estão bem próximos — e revela que o pai está tentando "vendê-la" para um Lannister. Cole se oferece para matar o pretendente e é respondido somente por um sorrisinho sacana da Targaryen.
Batalha pelos Degraus
Depois de muito fazer a egípcia sobre a batalha enfrentada por Daemon em Passopedra, embora tenha sido inúmeras vezes alertado sobre a gravidade da situação por seus conselheiros, Viserys finalmente resolve mandar reforços para o irmão. Mas ele não está muito aberto a isso. Quando um mensageiro do rei chega para avisar que Porto Real está enviando ajuda, Daemon simplesmente espanca o pobre coitado.
E não para por aí. Com sangue no olho, ele parte sozinho para a praia dominada por Craghas Drahar — príncipe-almirante da Triarquia das Terras Livres, que é apresentado no início do episódio como o inimigo número um de Daemon na guerra — e finge uma rendição, numa tentativa meio suicida de conquistar o território.
Até começa bem, vencendo algumas dezenas de soldados, mas logo se vê cercado pelos adversários. É salvo pela tropa e os dragões de Corlys Velaryon (Steve Toussaint). Tempos depois, em uma sequência sangrenta, Daemon surge coberto por vísceras e carregando o corpo do inimigo Drahar. Ponto para os Targaryen.
Novo dragão
Em meio à mãozinha dada pelos homens de Corlys a Daemon, um novo personagem também surgiu na série. Ou melhor, dois novos personagens. Trata-se de Laenor Velaryon (Theo Nate), filho de Corlys, que aparece montado em Seasmoke, dragão que também ainda não havia aparecido nos episódios anteriores.
Vale ficar de olho no novo loirinho do pedaço, que chegou para ficar em House of the Dragon. Pode-se dizer que ele e Rhaenyra vão se dar bem.