Demorou, mas vai acontecer. Depois de idas e vindas, Juma e Jove finalmente irão se casar em Pantanal. A cerimônia, prevista para ir ao ar nos próximos capítulos, marcará também a união entre Muda e Tibério e promete cenas de emoção que incluem uma noiva em fuga, briga entre convidados e, apesar disso, muita festa.
A seguir, GZH reuniu tudo o que se sabe sobre o casamento de Jove e Juma, que deve mudar os rumos da trama daqui para frente.
Quase desistência da noiva
De acordo com o que adiantou a Globo, o casamento irá começar já no capítulo desta terça-feira (19). Porém, como nada na relação de Juma e Jove é fácil, a noiva irá quase desistir de subir ao altar: já maquiada e usando vestido de noiva, ela se assustará com a festa na fazenda de Zé Leôncio e irá fugir mata adentro.
Lá, ela encontrará o Velho do Rio, que a convencerá a voltar. Ele, então, irá tocar um berrante anunciando a chegada da noiva — e deixando claro ao filho, Zé Leôncio, que está vivo.
Vestido roots
Juma chegará ao evento a cavalo, em um vestido que, assim como o restante de seu figurino na novela, remete à natureza. Em entrevista divulgada pela Globo, a figurinista de Pantanal, Marie Salles, deu mais detalhes sobre o modelo.
— Conheci a Jacqueline Chiabay, que faz um trabalho de tricô com fitas de sobra de couro. E aí nós, juntas, desenvolvemos esse vestido, que é todo feito em crochê de couro, com fitas de couro natural. É uma trama de tricô e crochê intercaladas, feitas com as tiras dos retalhos de couro cortadas manualmente.
Com os cabelos soltos e de pés descalços, Juma usará apenas um arranjo de flores secas, mas vai deixar o item de lado depois, por querer se sentir o mais livre possível. Já o noivo vai casar como um típico pantaneiro.
— Ele vai casar todo de ocre, que são as cores do avô Joventino, e de brim, com uma jaqueta. Eles vão dar um para o outro uma pena de uma ave que nós achamos no chão, no Pantanal, e levamos para as gravações — contou a figurinista.
Clima de festa
Feita a cerimônia religiosa, haverá uma festa na fazenda de Zé Leôncio no melhor estilo da região.
— O José Leôncio é muito simples. O que realmente não pode faltar numa festa em sua fazenda é cerveja e churrasco — comentou a produtora de arte da novela, Mirica Vianna. — Para a produção, imaginamos que Filó recebe vizinhas e vizinhos que ajudam a preparar todos os pratos e ajeitar toda a festa, pois entendemos que aconteceria dessa forma no Pantanal.
No cardápio, veremos um churrasco que contou com uma "consultoria" de Almir Sater, intérprete de Eugênio. Segundo Mirica, ele ajudou o churrasqueiro a preparar costela, peito de costela e ponta de peito num fogo de chão, no estilo típico da região.
O personagem de Almir Sater também comandará a música da festa. Além dele, participarão violeiros, como o peão Trindade (Gabriel Sater) e músicos que foram convidados diretamente de Mato Grosso do Sul, como Guilherme Rondon, Paulo Simões, Marcelo Ribeiro, Marcelus Anderson, Renan Nonato e Fábio Kaida.
Já a decoração contará com flores de papel, em referência à vegetação do Pantanal.
— Com isso, quase não há flores, e quando há, são muito pequenas. Por isso, encomendamos com um artesão flores de papel, imaginando que elas poderiam ter sido feitas por mulheres da região — detalha Mirica.
E briga também
O evento, porém, terá um momento tenso. Alcides, bêbado e magoado após ser mal tratado por Maria Bruaca e Tenório, irá puxar Juma a força para dançar.
A situação vai irritar Jove, que vai chamar ele para a briga. Alcides, por sua vez, puxará uma faca para o duelo, mas acabará sendo contido por outras pessoas e cairá no chão, batendo a cabeça.
Inicialmente, o peão dá sinais de ter morrido, o que deixa Jove nervoso. Horas depois, ele consegue se recuperar, mas precisará lidar com alguns problemas. Segundo a Globo, o episódio irá mexer com a trama, já que, por conta dele, Tenório vai descobrir que está sendo traído por Maria Bruaca.