Os fãs da versão original de Pantanal ganharão um mimo no remake da novela, que estreia na próxima segunda-feira (28), na faixa das 21h na Globo. A trilha de abertura do folhetim dos anos 1990 será mantida, mas agora na voz de Maria Bethânia.
Composta por Marcus Viana, a música Pantanal foi interpretada por ele mesmo na abertura da primeira versão da novela. Agora, além de Bethânia nos vocais, a canção contará com Almir Sater na viola caipira.
— É uma gravação que me comoveu, porque voltei a cantar com a viola do Almir Sater, isso é muito importante para mim, ele é um dos maiores músicos do Brasil, um grande compositor. É uma honra esse convite, fiquei bastante contente de fazer uma música poderosa, uma música forte — comentou a cantora, em depoimento divulgado pela Globo.
— Eu, Bethânia e Pantanal temos uma relação antiga. Quando eu fiz a música Tocando em Frente para entrar como um dos temas da novela, 30 anos atrás, ela me ligou perguntando se eu tinha alguma música nova. Falei sobre essa e ela pediu que eu cantasse por telefone. Cantei e na mesma hora ela disse que a música era dela. E assim foi. Ela gravou bonito, foi um dos temas de Pantanal naquela época. Agora participarmos juntos dessa regravação fechando nosso ciclo Pantanal — contou o músico.
Originalmente exibida nos anos 1990 pela TV Manchete, a produção ficou eternizada graças à personagem Juma (interpretada por Cristiana Oliveira na primeira versão), uma mulher que os moradores do Pantanal acreditavam ter o poder de se transformar em onça.
Desta vez, quem vai interpretar Juma Marruá é Alanis Guillen, protagonista de Malhação — Toda Forma de Amar (2019). Já o ator Marcos Palmeira vive o protagonista José Leôncio na segunda fase da novela. O elenco ainda inclui os nomes de Juliana Paes, Renato Góes, José Loreto e Dira Paes, entre outros.
A novela é assinada por Bruno Luperi (Velho Chico), neto de Benedito Ruy Barbosa, autor da primeira versão. Já a direção artística é de Rogério Gomes, de A Força do Querer e Além do Tempo, e a direção-geral é de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, com direção de gênero de José Luiz Villamarim.