A feirante Preta (Taís Araújo) e o biólogo Paco (Reynaldo Gianecchini) chegam nesta segunda-feira (3) ao streaming, com a entrada da novela Da Cor do Pecado no catálogo do Globoplay. O folhetim foi ao ar originalmente em 2004, na Globo, e marcou a estreia de João Emanuel Carneiro como autor de telenovelas, além de se destacar por trazer às telas a primeira protagonista negra de uma novela contemporânea e urbana – a Preta de Taís Araújo.
O eixo central da trama que conquistou os telespectadores brasileiros, sendo reprisada duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo, é o romance marcado pelas diferenças racial e de classe social vivido pelo casal de protagonistas. Os dois, além de enfrentarem o preconceito da sociedade acerca da relação, ainda passaram por maus bocados nas mãos da interesseira Bárbara (Giovanna Antonelli), noiva de Paco no início do folhetim, e de seu amante e cúmplice Kaique, interpretado por Tuca Andrada.
Primeira vilã de Giovanna Antonelli na televisão, Bárbara não economizou em maldades ao longo da trama, na tentativa de recuperar o noivo – de quem, desde o início, havia se aproximado apenas por interesses financeiros. Mas, apesar dos percalços no caminho, o amor de Preta e Paco falou mais alto, e os dois se consagraram como um dos casais mais queridos e inesquecíveis da teledramaturgia brasileira.
No hall dos "inesquecíveis" de Da Cor do Pecado também estão os núcleos cômicos da trama, responsáveis por garantir a diversão dos espectadores ao longo dos cerca de oito meses de exibição.
Afinal, como esquecer as trapalhadas do trambiqueiro Pai Helinho, primeiro papel de Matheus Nachtergaele em novelas? E da peculiar família Sardinha, cuja matriarca Mamuska era interpretada por Rosi Campos? O sucesso deste núcleo secundário foi tanto, sobretudo entre o público infantil, que a família saiu da tela e virou até figurinha de chiclete.
Rolling Stones para ver na TV
Em fevereiro de 2006, os Rolling Stones se apresentaram em um megashow na praia de Copacabana, no Rio, reunindo 1,3 milhão de pessoas. Quinze anos após o lançamento do show em vídeo, uma nova versão do registro, remasterizada, reeditada e com performances extras, chega nesta segunda-feira ao canal pago Bis, às 21h.
Desvendando os mistérios da Bíblia
Dividido em duas partes, o especial Banidos da Bíblia será exibido nesta segunda-feira pelo canal pago History. O programa examina, com o auxílio de cientistas, eventos misteriosos da Bíblia que teriam ficado de fora de sua edição final – supostos encontros com óvnis, desaparecimentos repentinos e possessões diabólicas, por exemplo. O que existe de verdade neles e por que esses textos antigos teriam sido banidos do livro sagrado são algumas das questões a serem investigadas pela atração. O primeiro episódio, Enigmas do Antigo Testamento, vai ao ar às 22h10min; já o segundo, Segredos dos Apóstolos, será exibido na sequência, às 23h.
Passeio na Pinacoteca Aldo Locatelli
Quem estiver passando pelo centro de Porto Alegre nesta primeira segunda-feira do ano tem um trio de motivos especiais para desviar-se do roteiro habitual e permitir-se apreciar arte. Na Pinacoteca Aldo Locatelli, localizada no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), três exposições gratuitas estarão abertas para visitação do público, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h.
O destaque vai para a Ocupação Cromática, que encerra nesta segunda-feira sua temporada. A obra-exposição reúne uma série de trabalhos do artista Fernando Limberger, gaúcho radicado em São Paulo, concebidos especialmente para ocupar o espaço do porão da Pinacoteca, sob a curadoria de Fernanda Albuquerque. O resultado é uma experiência onírica repleta de cores que desafia os sentidos e instiga o olhar.
Completam o passeio as mostras 60 Anos no Futuro: Atelier Livre e Artista-professor, que celebra as seis décadas do Atelier Livre Xico Stockinger, e A Fonte de Todos os Ventos – Cem Anos de Nelson Jungbluth, homenageando o centenário do artista. Estas duas ficam em cartaz até 25 de fevereiro.