Depois de Round 6, que se tornou em pouco tempo a série mais assistida da história da Netflix, outra pérola da Coreia do Sul tem conquistado o mundo: os k-dramas. Espécie de novela, o gênero existe desde a década de 1980, mas ganhou popularidade nos últimos anos por conta da hallyu, a onda coreana que tomou conta do planeta e tem entre seus principais expoentes a banda de k-pop BTS, o filme Parasita e, claro, Round 6.
O formato do k-drama é de minissérie, geralmente entre 12 e 24 episódios, o que o diferencia de produções ocidentais como as séries americanas e as novelas latino-americanas. Em sua maioria, as tramas abordam amores complicados, mas também há produções que falam sobre intrigas familiares, aventuras e dramas históricos.
"São narrativas majoritariamente simples, mas com forte poder emocional, e são até mesmo previsíveis, causando no telespectador um certo sentimento de familiaridade, conforto e antecipação com a narrativa", explica a pesquisadora Daniela Mazur em sua dissertação de mestrado Um Mergulho na Onda Coreana: Nostalgia e Cultura Pop na Série de K-dramas "Reply", defendida em 2018 na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Sucesso no Brasil, Pousando no Amor, por exemplo, fala sobre a relação entre uma rica herdeira sul-coreana e um pobre soldado norte-coreano. Na mesma linha dos amores impossíveis, está Something in the Rain e Tudo Bem Não Ser Normal.
Já entre as produções que fogem do romance, está The Penthouse, que conta a história de um misterioso assassinato na cobertura de luxo de uma família abastada. Goblin, um dos títulos mais queridos entre os fãs do gênero, acompanha quatro seres mágicos em um universo mitológico.
Um dos fatores que contribuem para a popularização do k-drama ao redor do mundo é a disponibilização dos títulos na Netflix. De olho na hallyu, a plataforma tem apostado no formato: além de criar uma sessão especial de doramas (que, além dos k-dramas, inclui atrações chinesas e japonesas), investiu, somente em 2021, US$ 500 milhões em produções coreanas. Mas há atrações também em serviços de streaming especializados em cultura do leste asiático, como o Viki e o Kocowa.
A seguir, veja um guia dos principais títulos de k-drama e onde assistir.
Pousando no Amor
- Sinopse: Um acidente de parapente leva a herdeira sul-coreana Yoon Se-Ri (Son Ye-jin) à Coreia do Norte. Ali, ela acaba conhecendo o oficial do exército Ri Jeong-Hyeok (Hyun Bin), que vai ajudá-la a se esconder.
- Onde assistir: Netflix
Navillera
- Sinopse: Navillera acompanha Shim Deok-chul (Park In-hwan), um carteiro aposentado de 70 anos que decide realizar seu sonho de aprender balé. Na academia de dança, ele conhece Lee Chae-rok (Song Kang), um bailarino de 23 anos que se interessou pela modalidade depois de experimentar diferentes esportes e não ser bem-sucedido em nenhum. Um encontro que vai mudar a vida dos dois para sempre.
- Onde assistir: Netflix
Itaewon Class
- Sinopse: A série conta a história do ex-presidiário Park Sae-ro-yi (Park Seo-joon), cuja vida foi virada de cabeça para baixo depois que ele é expulso da escola por dar um soco em um valentão e seu pai é morto em um acidente. Seguindo os passos de seu pai, ele abre seu bar-restaurante DanBam ("doce noite") em Itaewon. Juntamente com seu gerente, Jo Yi-seo (Kim Da-mi), e sua equipe, ele se esforça para alcançar o sucesso enquanto luta contra um conglomerado de alimentos.
- Onde assistir: Netflix
Goblin
- Sinopse: Kim Shin (Gong Yoo) é um goblin imortal responsável por proteger as almas dos humanos. Ele está decidido a perder sua imortalidade, mas um goblin só pode pôr fim à sua vida se ele se casar com uma pessoa. É por isso que agora ele investe todos os seus esforços para conquistar a bela Ji Eun-tak (Kim Go-eun).
- Onde assistir: Viki
The Penthouse
- Sinopse: Os moradores do Palácio Hera, uma luxuosa cobertura em um arranha-céu de cem andares, escondem muitos segredos e ambições. Sim Su Ryeon (Lee Ji-ah), uma mulher que nasceu em um berço de ouro, é a rainha da cobertura. Cheon Seo Jin (Kim So-yeon) é uma primadonna que faz de tudo pela filha. Oh Yoon Hee (Eugene) é uma mulher de família pobre que busca entrar na alta sociedade e se tornar a rainha da cobertura, o que representa o auge do sucesso aos olhos dela. Uma batalha pela riqueza, poder e prestígio na cobertura mais cobiçada de Seul começa agora!
- Onde assistir: Kocowa
Tudo Bem Não Ser Normal
- Sinopse: Tudo Bem Não Ser Normal conta a história de Moon Kang Tae (Soo-hyun Kim), um agente comunitário de saúde de uma ala psiquiátrica que não tem tempo para amar, e Go Moon Young (Ye-ji Seo), uma bem-sucedida autora de livros infantis que sofre de transtorno de personalidade anti-social e nunca experimentou o amor. Depois de se conhecerem, os dois lentamente começam a curar as feridas emocionais um do outro.
- Onde assistir: Netflix, Viki
Extraordinary You
- Sinopse: Eun Dan Oh (Kim Hye Yoon) é uma estudante de uma academia de prestígio, mas ela tem um problema cardíaco. Um dia, por acaso, descobre que ela e todos os outros em seu mundo são, na verdade, personagens de um webtoon chamado Secret. Pior ainda, Dan Oh é apenas uma personagem secundária nesta história e espera-se que morra em breve. Não satisfeita com esse destino, ela decide escrever sua própria história para forjar seu próprio destino, alterando o enredo da trama e encontrando seu próprio amor verdadeiro.
- Onde assistir: Viki
Something in the Rain
- Sinopse: Something In The Rain é uma história de amor sobre o relacionamento entre Yoon Jin-ah (Son Ye-jin) e o irmão mais novo de sua melhor amiga, Seo Joon-hee (Jung Hae-in), que se conhecem desde a infância. A história começa quando Joon-hee se reencontra com Jin-ah após completar sua missão no Exterior. Trabalhando no mesmo prédio de escritórios, seus sentimentos um pelo outro crescem por meio de diferentes encontros diários — intencionais e não intencionais — e sua amizade lentamente se transforma em algo diferente e doce.
- Onde assistir: Netflix