Caminhar pelas esquinas de Pelotas até chegar aos campos verdes do Parque da Redenção, em Porto Alegre. O imaginário das terras gaúchas está representado nas canções de Kleiton & Kledir, que celebram 40 anos de carreira com uma série de atrações. Neste sábado (20), é a vez da tela da RBS TV exibir o especial Kleiton & Kledir 40, às 14h.
— Foi um trabalho inédito ao resgatar a força e a musicalidade de uma dupla gaúcha que rompeu as fronteiras do Sul. Nos sentimos desafiados ao traçar uma linha de tempo e contar uma trajetória tão importante para a música brasileira — afirma o diretor-geral Gino Basso.
Em 35 minutos, a atração vai relembrar as diferentes fases dos artistas, que iniciaram a carreira na banda Almôndegas. Desde 1980, quando formaram o conceito de dupla, passaram a se aventurar com suas próprias composições, mesclando a MPB e o pop com as gírias sulistas. Aos poucos, as canções foram conquistando outras regiões do país. "A chegada ao Rio de Janeiro foi interessante, porque causava uma estranheza nas pessoas, que nos perguntavam: 'Mas gaúcho também faz música?' (risos). Esse é o nosso jeito gaúcho contemporâneo de fazer música", lembra Kledir, em um dos trechos do programa.
Já Kleiton observa, em entrevista à reportagem, que a relação de muitos anos de parceria com a RBS TV proporcionou um programa feito com entusiasmo e carinho.
— Esta homenagem da RBS TV coroa a extensa programação de celebração dos 40 anos da nossa trajetória — comemora, lembrando que a dupla ainda preparou o espetáculo K&K 40 anos, uma exposição retrospectiva, discos especiais, uma biografia em livro e um longa-metragem para a data.
Conexão com o espectador
Um dos elementos presentes no especial é a nostalgia. Segundo Francielly Brites, produtora-executiva e responsável pelo roteiro, construir a narrativa de quatro décadas exigiu uma imersão completa dentro e fora dos palcos, já que os dois são lembrados constantemente por terem contribuído na construção da identidade da música gaúcha.
— Tenho certeza de que todos vão se surpreender com um Kleiton e um Kledir nunca antes vistos. Além de representarem um marco na música brasileira dos anos 1980, as canções deles também provocam muita emoção e memória afetiva, que são a base de todo o programa — reforça Francielly.
O diretor de cena Émerson Souza acrescenta:
— Fazer um programa especial para os 40 anos da dupla Kleiton & Kledir é daqueles trabalhos que dá muito orgulho de participar. Foram muitas reuniões de planejamento para chegar em um resultado que tenho certeza que vai agradar aos fãs e telespectadores.
Repleta de imagens de arquivo, a atração também traz Kleiton & Kledir apresentando músicas marcantes, como Paz e Amor e Deu pra Ti. O repertório também é especial para as apresentadoras, as comunicadoras das rádios do Grupo RBS Sara Bodowsky e Mari Araújo. Para Sara, a música dos irmãos Ramil "sempre fez e fará parte" de sua história, já que ela entrevistou a dupla em diversas ocasiões.
— Eles são incríveis, humanos e cheios de talento. Depois que os conheci no estúdio, fiquei ainda mais fã. Fazer parte deste projeto me deixa contente por estar fazendo parte da história deles, nem que seja um pouquinho — diz Sara.