Dando sequência ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), a série Gavião Arqueiro estreia nesta quarta-feira (24), tendo dois de seus seis episódios disponibilizados no serviço de streaming Disney+ — os quatro restantes vão ser lançados semanalmente.
A produção acompanhará a passagem de bastão (ou arco, neste caso) de Clint Barton (Jeremy Renner) para Kate Bishop (Hailee Steinfeld) e deverá seguir, pelo menos parcialmente, a HQ homônima do herói comandada por Matt Fraction e David Aja entre 2012 e 2014. A publicação foca em Clint longe dos Vingadores, cuidando de uma vizinhança em Nova York.
Mas, afinal, o que já se sabe sobre a produção? GZH separou algumas informações que podem ajudar você a se guiar no universo do herói da Marvel e, assim, aproveitar da melhor maneira a experiência. Confira:
Jingle Bells
A série, que aparenta ser um pouco mais leve e não tão influente nos rumos do MCU em relação às suas antecessoras, como WandaWision e Loki, tem uma pegada natalina, trazendo o clima festivo de final de ano. Na trama, quando uma imponente presença do passado do Vingador ameaça acabar com sua família, Clint Barton e Kate Bishop são forçados a trabalhar juntos para que ele consiga voltar para casa a tempo de celebrar a chegada do Papai Noel com os filhos.
Dessa forma, história pretende ressaltar a importância da família. Enquanto Kate tem uma relação complicada com sua mãe, Eleanor (Vera Farmiga), Clint quer se mostrar um pai presente depois de todos os anos que deixou seus filhos de lado e não conseguiu aproveitar a relação com eles.
Em entrevista para a Entertainment Weekly, Renner comentou a trama:
— Kate é uma garota de 22 anos de idade e ela é uma grande fã do Gavião Arqueiro. Ela tem esse jeito incrivelmente irritante e igualmente charmoso, justamente porque ela é tão vidrada no Gavião Arqueiro. A relação entre eles cresce daí, mas o grande problema para Clint acaba sendo a própria Kate Bishop e o número de dificuldades que ela traz para a vida dele.
Viúva Negra
Assim como Viúva Negra, Gavião Arqueiro é um dos Vingadores originais e, mesmo assim, demorou 10 anos para ter a sua própria produção — a primeira aparição do herói foi em uma pontinha em Thor (2011), quando ele apontava uma flecha para o Deus do Trovão, que foi exilado na Terra.
E, tal qual a sua colega que também não tinha poderes, que ganhou o seu filme solo apenas para passar o bastão para Yelena Belova (Florence Pugh), a série do arqueiro terá esta mesma dinâmica. A Kate Bishop de Hailee Steinfeld será apresentada no Universo Cinematográfico Marvel como uma aprendiz — e fã — de Clint Barton.
Mas as conexões com Viúva Negra não ficam apenas na estrutura das produções. Ao final do filme da heroína, já na cena pós-créditos, Yelena Belova (Florence Pugh), a irmã de Natasha, é encarregada pela Condessa Valentina (Julia Louis-Dreyfus) de caçar o Gavião Arqueiro, descrito como o homem responsável pela morte da Vingadora.
Assim, é provável que Yelena apareça perseguindo Clint Barton, o que é endossado pela confirmação, ainda em 2020, de que Florence Pugh estaria no elenco da série do arqueiro. Ou seja, veremos mais interação entre a nova e antiga geração do MCU.
Traumas
Uma das questões que Gavião Arqueiro aborda são os traumas recentes que Clint Barton sofreu. O herói precisou lidar com o sofrimento de ver sua família desaparecer repentinamente quando Thanos (Josh Brolin) eliminou metade de toda a vida no universo e, nesta época, acabou se tornando o assassino implacável Ronin.
Para tentar consertar o passado, ele acabou perdendo a sua melhor amiga, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), que se sacrificou para conseguir a Joia da Alma, salvar a humanidade e, ainda, preservar a vida do arqueiro em Vingadores: Ultimato.
É com essa carga emocional toda que ele vai acabar se confrontando em sua série própria. Em entrevista recente para o portal Comic Book Movie, Jeremy Renner revelou como a trama trará mais camadas para Clint Barton e irá explorar de maneira mais aprofundada a culpa que ele sente:
— Muitas coisas são perdidas e nós citamos isso na série, o que é maravilhosamente íntimo.
De acordo com o ator, isso vai ser responsável por aproximar o personagem do público.
Protagonismo
O título original da série, Hawkeye, sendo em língua inglesa, não define gênero e, consequentemente, pode se tratar tanto do Gavião Arqueiro quanto da Gaviã Arqueira, alcunha de Kate Bishop como heroína nos quadrinhos. De acordo com as primeiras impressões da produção, esta indefinição pode ser a grande surpresa do programa: o Gavião Arqueiro não é o protagonista.
Assim como em Viúva Negra, quem rouba as cenas é a personagem que deveria ser a coadjuvante da história. Ou seja, a verdadeira estrela do show é a Hawkeye de Hailee Steinfeld. As descrições dos dois primeiros episódios da atração do Disney+ deixam claro que ela é o centro da história que a série quer contar, embora isso passe diretamente pelo vingador de arco e flecha. Nada mal para uma estreante, não é mesmo?
Sortudo
Teremos um cachorro muito fofo, sim! Batizado de Sortudo (Lucky, na versão original), o golden retriever apareceu pela vez em 2012, na série de quadrinhos solo do Gavião Arqueiro citada no começo do texto e passou a ganhar espaço em diversas outras HQs da Marvel depois disso — inclusive, ganhou uma revista inteira sob o seu ponto de vista.
Na história do canino nos quadrinhos, ele pertencia a bandidos da Máfia dos Trajes e se chamava Arrow (Arqueiro), sendo constantemente maltratado por eles. Quando Clint Barton invade uma instalação dos criminosos, o cachorro se junta a ele e ataca seus donos malvados na tentativa de escapar do cativeiro, mas foi espancado quase até a morte.
O Gavião Arqueiro, então, decide levá-lo a um veterinário, que consegue salvar a vida do cachorro, mesmo que ele acabe perdendo um olho — característica mantida na série, como revela o material de divulgação. Clint acaba adotando o animal e o batiza como Sortudo, criando uma forte relação de companheirismo e amizade com o carismático pet que é viciado em pizza.
Time
Além de Renner e Hailee, os protagonistas, o elenco da série conta ainda com Vera Farmiga (Invocação do Mal) como Eleanor, mãe de Kate; Brian d'Arcy James (13 Reasons Why), como Derek, pai de Kate; Tony Dalton (Better Call Saul); Linda Cardellini (Scooby-Doo), como Laura, esposa de Barton; e a estreante Alaqua Cox como Maya Lopez/Eco, jovem surda que tem a habilidade de copiar com precisão os movimentos de luta de seus oponentes — e, inclusive, a Disney já trabalha em uma série derivada focada exclusivamente na personagem.
Gavião Arqueiro foi criada e tem como roteirista principal Jonathan Igla, que já trabalhou em programas como Mad Men e Masters of Sex. O time de direção é liderado por Rhys Thomas, que já comandou o Saturday Night Live e episódios de Unbreakable Kimmy Schmidt.