Mais um fim de ano se aproxima e o Porta dos Fundos mantém a tradição de lançar um novo filme. Desta vez, a proposta é explorar o deboche em um caso policial. Em Peçanha Contra o Animal, com lançamento nesta sexta-feira (22) no Amazon Prime Video, o público vai se divertir com uma situação inusitada.
No centro da trama, está Peçanha (Antonio Tabet), o mesmo policial politicamente incorreto que faz sucesso no canal de vídeos da trupe de humor. Junto aos seus colegas, ele investigará um serial killer de Nova Iguaçu (RJ), o primeiro criminoso com esse perfil no local. No fim, todos os personagens — incluindo os investigadores — são suspeitos.
Para contrapor sua personalidade inconstante e agressiva, Peçanha conta com seu parceiro Mesquita (Pedro Benevides), um sujeito mais calmo. A química dos dois em cena chama atenção por trazer um linguajar próprio, com direito a mudar o sentido de algumas palavras.
Com baixo orçamento, Peçanha Contra o Animal tem direção de Vinicius Videla e roteiro assinado pelo próprio Antonio Tabet. Para completar o elenco, o longa conta com outros atores recorrentes do Porta dos Fundos, como Rafael Portugal (como MC Saudoso), e participações especiais de Valesca Popozuda e Rafael Infante.
Em 2013, a trupe lançou seu primeiro especial de Natal, causando polêmica com grupos religiosos. Depois, vieram obras como A Primeira Tentação de Cristo e Teocracia em Vertigem, que também mesclaram o debate político com a vida de Jesus.
Neste último, do ano passado, a paródia do Porta dos Fundos lançou um olhar crítico sobre episódios políticos como o esquema das rachadinhas, a prisão do ex-presidente Lula e o julgamento do impeachment de Dilma.
Mais dicas
Do Havaí a Madagascar
Nesta semana, o Globo Repórter viaja até dois paraísos com belezas únicas: Havaí e Madagascar. No primeiro destino, o programa vai mostrar a corrida das baleias jubarte pelo acasalamento e outra espécie diferenciada: um peixe de dois centímetros que consegue escalar uma cachoeira de mais de cem metros de altura.
Na ilha de Madagascar, a fauna ganhará destaque com a apresentação de uma árvore que salva vidas da seca, porque o tronco é utilizado como uma grande caixa d’água. Na maior ilha da África — e a quarta maior do mundo —, o espectador também conhecerá o portal com restos preservados de criaturas misteriosas.
Histórias assustadoras
Spin-off da bem-sucedida série American Horror Story, American Horror Stories — escrito no plural — acaba de chegar à plataforma Star+. Com sete episódios, a produção explora o universo das outras temporadas da série original criada por Ryan Murphy e Brad Falchuk. São novas histórias de terror, mostrando um manicômio assustador, um covil de bruxas, um show de aberrações, um hotel mal-assombrado e o apocalipse.
Festival de teatro em Canoas
O grupo de teatro TIA dá a largada, nesta sexta, para o 10° Festival Internacional de Teatro em Canoas, o FESTIA. Até o dia 31 de outubro, a programação inclui teatro, música, performances, workshops e bate-papos que irão ocorrer de forma híbrida — pela internet e em espaços culturais de Canoas.
Na noite desta sexta, será exibido o documentário FESTIA 10 Anos, dirigido por Renato Chama, que conta a história do festival. Às 20h30min, o Coletivo Poetas Vivos faz um show performático e musical. Ambas as apresentações serão pelo canal do FESTIA no YouTube.
Marcelo Corsetti apresenta “Kaynakani”
O guitarrista, compositor e produtor Marcelo Corsetti realiza nesta sexta o show Kaynakani pela Sala Jazz Geraldo Flach. Em formato de quarteto, com Luke Faro (bateria), Henrique Mello (baixo) e Mel Souza (piano), ele irá tocar canções que criou durante a pandemia. O show, cujo título une as traduções de “origem” em turco e curdo, ocorrerá de forma virtual, em um link privado que será enviado após a compra de ingressos a partir de R$ 50 pela plataforma Sympla, com taxas.