Isaiah Washington voltou a causar polêmica com declarações sobre os bastidores de Grey's Anatomy. O ator interpretou o cardiologista Preston Burke da primeira à terceira temporada, e foi o primeiro membro do elenco principal a deixar o programa.
Em entrevista à rádio KBLA Talk, Washington disse que a produção da série deu US$ 5 milhões (cerca de R$ 28 milhões) para a atriz Ellen Pompeo não denunciar os comportamentos tóxicos de Patrick Dempsey nos bastidores do seriado médico. A oferta ocorreu no auge do movimento #MeToo, em que as celebridades de Hollywood denunciaram comportamentos abusivos de homens em sets de filmagens e bastidores.
Recentemente, o livro How to Save a Life: The Inside Story of Grey Anatomy, da jornalista Lynette Rice, revelou que Dempsey "aterrorizava o set" e tinha "problemas de RH". Washington confirmou a alegação, dizendo que o colega era apelidado de "Capitão Veneno".
— Ninguém o queria na série. Eles queriam Rob Lowe — disse.
Segundo Isaiah, Dempsey chegou a dirigir uma fala racista a ele:
— Ele não era um cara legal desde o primeiro dia. Mas ele até gostou de mim e assim que conversei com ele, ele disse: "Isaiah, você sabia que os homens brancos são os mestres do universo?" E eu disse: "Você realmente acredita nisso?" E ele disse "Absolutamente".
Os dois teriam se envolvido em uma briga nos bastidores. Na ocasião, Isaiah disse: "Você não pode falar comigo como fala com aquele 'bicha' do T.R.," se referindo ao ator T.R. Knight, assumidamente homossexual. A fala acabou resultado na sua demissão precoce da série — o que ele afirma ter ocorrido para fazê-lo de "bode expiatório":
— Era uma agenda para encobrir o comportamento tóxico e péssimo de muitos dos meus ex-colegas de elenco naquele programa... E no topo disso estava Patrick Dempsey.
Ele disse ainda que não se sentia bem-vindo pela equipe da série desde o início:
— Eu era a pessoa mais bem paga naquele programa, ao lado de Patrick Dempsey. Aparentemente, isso vazou, então havia muito ressentimento. Eu entendo, mas foi baseado em minhas funções e meu currículo. Eu não posso evitar isso.