Paulo José e Tarcísio Meira, ambos com mais de cinco décadas de carreira, fazem parte da história da teledramaturgia brasileira, que começou há exatos 70 anos, com a novela Sua Vida me Pertence, da extinta TV Tupi. A dupla de artistas, que faleceu nesta semana, com menos de 24 horas de diferença, também teve uma trajetória marcante no cinema brasileiro.
E para quem quiser relembrar parte da trajetória dos dois atores neste final de semana, separamos cinco obras de cada uma que estão disponíveis nas plataformas de streaming, entre filmes e novelas. Confira a lista:
Paulo José
- O Padre e a Moça, 1965 (Globoplay)
A produção que marcou a estreia de Paulo José no cinema, O Padre e a Moça é baseado no poema de Carlos Drummond de Andrade. Na trama, o ator vive um jovem padre que protagoniza um romance com uma moça, o que sacode uma pequena cidade no interior.
- Saneamento Básico: O Filme, 2007 (Globoplay)
Nesse longa gaúcho, dirigido por Jorge Furtado, moradores de uma pequena vila se juntam para pleitear a construção de uma estação de tratamento de esgoto. Para conseguir o dinheiro, eles decidem fazer um filme de ficção. Na história, Paulo José interpreta Otaviano.
- Benjamim, 2004 (Amazon Prime Video)
Paulo José vive Benjamin, modelo fotográfico veterano que viveu um complicado relacionamento em meados dos anos 1960. Eis que ele conhece Ariela (Cléo), que parece ser a reencarnação de seu antigo amor. O filme é baseado na obra assinada por Chico Buarque de Hollanda.
- Por Amor, 1997 (Globoplay)
Um dos papéis mais memoráveis de Paulo José da TV foi na pele do alcoólatra Orestes, na novela Por Amor, também de Manoel Carlos. Na trama, apesar da doença, o personagem nutria uma linda relação com a sua filha Sandrinha (Cecília Dassi).
- Em Família, 2014 (Globoplay)
O último trabalho de Paulo José. Em 2014, o ator interpretou Benjamin na novela de Manoel Carlos. Na história, ele era o pai de Virgílio (Humberto Martins) e, como na vida real, seu personagem sofria de Mal de Parkinson.
Tarcísio Meira
- Casinha Pequenina, 1963 (Looke)
Considerada a obra-prima da carreira de Mazzaropi, o filme retrata injustiças sociais e a luta contra o poder dos coronéis na época da abolição da escravatura. E, além disso, a produção marcou a estreia de Tarcísio Meira no cinema, vivendo Nestor, filho do personagem de Mazzaropi.
- O Beijo no Asfalto, 1981 (Looke e Globoplay)
Baseado na peça de Nelson Rodrigues, o filme retrata a história de um desconhecido que, após ser atropelado por um ônibus e prestes a morrer, pede a Arandir (Ney Latorraca) que lhe de um beijo na boca, o que gera uma polêmica nacional. Tarcísio Meira vive o sogro de Arandir, que tem um papel fundamental na trama.
- Roda de Fogo, 1986 (Globoplay)
Em Roda de Fogo, Tarcísio Meira interpreta o empresário Renato Villar, que muda seu comportamento após descobrir um câncer no cérebro. O seu personagem acaba se apaixonando por Lúcia (Bruna Lombardi), juíza encarregada de julgá-lo em um crime de assassinato.
- Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo!, 2011 (Globoplay)
No seu último filme, Tarcísio Meira vive Ramon Velasco, pai de Lalau (Gregório Duvivier). Eles encontram na comédia e nos trambiques uma forma de ganhar a vida. O longa é o penúltimo trabalho de Hugo Carvana, falecido em 2014, como diretor.
- Orgulho e Paixão, 2018 (Globoplay)
A despedida de Tarcísio Meira da teledramaturgia aconteceu nesta novela da faixa das 18h, que se inspira no universo da escritora inglesa Jane Austen. Na trama, o ator vive o vilão Lorde Williamson, pai do personagem de Thiago Lacerda. Curiosamente, os dois artistas deram vida ao Capitão Rodrigo Cambará: Tarcísio na minissérie O Tempo e o Vento, de 1985, e Lacerda no filme de 2013.