Valeu a pena esperar tanto tempo. Prevista para começar em março de 2020, Nos Tempos do Imperador acaba de chegar à telinha da Globo com ares de superprodução. Não é à toa, afinal, a trama das 18h retrata um dos personagens mais emblemáticos da História do Brasil: Dom Pedro II, interpretado por Selton Mello. Mas, apesar de focar na figura do último monarca do nosso país, foram as figuras femininas que roubaram a cena desde os primeiros capítulos.
Estadista, abolicionista, um homem à frente de seu tempo: tudo isso aprendemos na escola sobre Dom Pedro II. É uma pena que saibamos tão pouco sobre as duas mulheres da vida do imperador. Tentando corrigir essa injustiça histórica, os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão dão voz à imperatriz Teresa Cristina e para Luísa Margarida de Barros, a Condessa de Barral.
Leticia Sabatella interpreta a esposa de Dom Pedro II, uma mulher infeliz no casamento, como tantas de sua época. Contida nos gestos, mas forte em ações, foi o grande pilar do Segundo Reinado.
Força
Se no casamento arranjado faltava paixão, foi nos braços da Condessa de Barral que o imperador encontrou o que precisava. A atriz Mariana Ximenes empresta à personagem a força e a presença necessárias, e não é exagero dizer que Luísa é a grande personagem feminina dessa história.
Apelos ficcionais à parte, é importante vermos na telinha a importância de mulheres fortes, que desafiaram as convenções de seu tempo e fizeram História, com H maiúsculo.