Enquanto os atletas brasileiros fazem bonito nos Jogos Olímpicos de Tóquio, há atores e atrizes que enfrentam uma verdadeira maratona na preparação de seus personagens. Em alguns trabalhos, não basta ter talento na atuação, é preciso um bom condicionamento físico quando o papel exige. Vladimir Brichta, por exemplo, será o jogador de futebol Neném em Quanto Mais Vida Melhor, próxima novela das sete. Filha de Vlad na trama e na vida real, Agnes Brichta também encara treinos pesados para interpretar uma skatista.
No cinema, o desafio de Nathalia Dill será mostrar que é boa de saques e cortadas. Ela viverá uma jogadora de vôlei de praia no filme Um Casal Inseparável, que estreia em setembro. Já Babu Santana, que mal se despediu do Nanico de Salve-se Quem Puder, está há meses se preparando para interpretar o boxeador Maguila na telona.
Em clima de Olimpíadas, Retratos da Fama relembra alguns esportes que foram retratados nas novelas. Confira!
— O surfe pode ser estreante nas Olimpíadas de 2021, mas há algum tempo a galera tira onda nos mares da ficção. Desde as aventuras de Juba (Kadu Moliterno) e Lula (André di Biasi), no seriado Armação Ilimitada (1985 – 1988), vários personagens se aventuram sobre as pranchas. Na novela Três Irmãs (2008), Eros (Paulinho Vilhena), Greg (Rodrigo Hilbert) e Suzana (Carolina Dieckmann) encaravam altas ondas.
— Desde os primórdios, em 1995, Malhação faz jus ao nome e mostra os mais diferentes esportes a cada temporada. Na primeira, o judô era protagonista, com professores como Dado (Cláudio Heinrich), sucesso nos tatames e entre as garotas, como Luiza (Fernanda Rodrigues). Nas Olimpíadas de Tóquio, a judoca gaúcha Mayra Aguiar conquistou sua terceira medalha de bronze da carreira.
— Direto do túnel do tempo, em Barriga de Aluguel (1990), o esporte praticado por Ana (Cássia Kis) e Zeca (Victor Fasano) era o vôlei. Se nas quadras o casal ganhava um set atrás do outro, na vida pessoal, a dupla passava por um drama. Sonhando em ter um filho, eles contrataram a jovem Clara (Cláudia Abreu) para gerar o bebê.
— Exibida atualmente no horário das seis em edição especial, A Vida da Gente (2011) mostrou os dilemas de Ana (Fernanda Vasconcellos), que teve a carreira no tênis interrompida por uma gravidez precoce e, logo em seguida, um grave acidente que a deixou anos em coma. Na segunda fase da novela, Ana se realizou como treinadora de Sofia (Alice Wegmann), outra jovem em ascensão nas quadras.
— Em A Dona do Pedaço (2019), Rock (Caio Castro) sonhava com um futuro de fama e sucesso no boxe. Inspirado no seu xará famoso do cinema, ele contou com a ajuda de Agno (Malvino Salvador) nos treinamentos e conquistou seus objetivos nos ringues.
— Atleta profissional em Passione (2010), Danilo (Cauã Reymond) colecionava vitórias e parecia ir longe no ciclismo. Porém, ao se tornar dependente químico, o jovem viu sua vida tomar rumos bem diferentes e perigosos.
— Quem não torceu pelo Divino Futebol Clube? O time fictício de futebol da novela Avenida Brasil (2012) lançou Tufão (Murilo Benício) ao estrelato e, anos depois, tinha na equipe craques como Jorginho (Cauã Reymond), Iran (Bruno Gissoni) e o inesquecível Adauto Chupetinha (Juliano Cazarré).
— Em Bom Sucesso (2019), cada um dos três filhos de Paloma (Grazi Massafera) tinha um talento diferente. Gabriela (Giovanna Coimbra) arrasava no basquete, mas sofria preconceito ao tentar jogar entre os meninos. Sonhando em disputar um campeonato, ela chegou a fingir que era um garoto para tentar participar de uma competição. O plano deu errado, mas Gabi mostrou seu potencial no esporte e deixou todos impressionados.
— Nesta semana, o Brasil vibrou com o feito de Rebeca Andrade, que conquistou a medalha de prata na ginástica artística. Na ficção, quem sonhava em disputar uma Olimpíada era Bia (Valentina Bulc), mas um problema cardíaco interrompeu seus planos. A irmã de Kyra (Vitória Strada) em Salve-se Quem Puder (2020) se contentou em torcer pelo namorado, Tarantino (Daniel Rangel).
— Nas Olimpíadas de Tóquio, Rayssa Leal provou que skate é, sim, coisa de menina e trouxe a medalha de prata para o Brasil. Bem antes disso, em Malhação (2006), Manu (Luiza Valdetaro) buscava seu espaço e impressionava os garotos com suas manobras radicais.