Dublês da série de O Senhor dos Anéis, produzida pela Amazon Studios, denunciaram condições de trabalho perigosas no set de gravações na Nova Zelândia. Ao jornal New Zealand Herald, os profissionais relataram que o acidente sofrido por Dayna Grant, que resultou em um aneurisma cerebral, não foi reportado pela Amazon às autoridades locais.
De acordo com um dos dublês ouvidos pela publicação, Dayna Grant, que tem experiência de 20 anos na área, sofreu o acidente durante a gravação de uma manobra com a qual se sentia desconfortável em executar. Segundo um colega de trabalho, ela teria sido obrigada a fazer a acrobacia mesmo assim.
Apesar do relato, não foi comprovado que existe relação entre o trabalho em O Senhor dos Anéis e o aneurisma sofrido por ela. No site da campanha em que a dublê pede doações para sua cirurgia, consta que ela "sofreu uma lesão no set de filmagens de uma grande produção". O nome da série não é citado.
Outros acidentes
Segundo depoimentos — alguns anônimos —, pelo menos outros dois dublês sofreram acidentes graves durante as gravações de O Senhor dos Anéis, os quais também não teriam sido reportados pela Amazon às autoridades. Também há relatos de profissionais afastados do trabalho na série por questões de saúde mental e lesões físicas menores.
Thomas Kiwi, dublê que lesionou o ombro durante as filmagens, revelou ter sido obrigado a continuar trabalhando por horas, mesmo após comunicar ao supervisor que os cabos de sustentação não estavam adequados. Ele classificou o set da série como o pior em que já trabalhou, apesar do orçamento bilionário envolvido na produção - segundo informações do The Hollywood Reporter, a primeira temporada vai custar US$ 465 milhões.
— Foi a produção com mais dinheiro envolvido, mas a forma como eles administram e fazem tudo é muito insegura. Não é nada bom, cara, especialmente com esse orçamento — disse Kiwi, afirmando ter reportado inúmeras vezes o ocorrido ao responsável pelo trabalho dos dublês:
— Eu o corrigi depois do que aconteceu. No dia seguinte, disse: "Isso é o que você errou". Eles deveriam estar mais informados, porque há um monte de merd* acontecendo no departamento de dublês e um monte de coisas inseguras que aconteceram.
Demais profissionais entrevistados pelo jornal também afirmam que suas queixas em relação às condições de trabalho no set não são levadas a sério pelo supervisor de dublês.
Procurada pelo New Zealand Herald, a Amazon Studios negou as acusações: "A Amazon Studios leva extremamente a sério a saúde e o bem estar físico e emocional do nosso elenco e equipe. Como prioridade máxima, a equipe de produção continua colaborando completamente com os padrões de segurança da Nova Zelândia. Qualquer alegação ou denúncia de que as atividades no set são inseguras ou não cumprem os protocolos são completamente falsas".