Sem ter como pagar as contas, Cassandra vira entregadora de aplicativo. Leide, sua ex-namorada, vende fones de ouvido na sinaleira. A precarização do mercado de trabalho e a luta diária de 14,8 milhões de brasileiros desempregados, conforme dados do IBGE de maio, são os retratos visíveis do país em Manhãs de Setembro, que estreia nesta sexta-feira (25) no Amazon Prime Video.
Além de colocar em debate a realidade socieconômica, a nova série brasileira da plataforma, com cinco episódios, conta com uma protagonista trans, Cassandra, interpretada pela cantora Liniker. A estreia ocorre perto do Dia do Orgulho LGBT+, que será celebrado na segunda-feira. Manhãs de Setembro expõe o preconceito diário vivido por pessoas transgênero e o quanto elas se apoiam em redes de afeto para sobreviver.
— A gente precisa entender que uma personagem complexa como a Cassandra é uma vida. Uma pessoa trans não pode ser reduzida a um processo hormonal. Muitas vezes, essas pessoas são retratadas vivendo à margem da sociedade. A gente quer falar sobre o quanto o amor é capaz de superar tudo — observa a transexual Alice Marcone, que assina o roteiro da série com Josefina Trotta e Marcelo Montenegro.
Na trama, Cassandra acaba de alugar seu primeiro apartamento. Em uma relação estável com Ivaldo (Thomás Aquino), ela divide sua rotina como motogirl e cantora em um bar de São Paulo, tendo Vanusa como musa inspiradora. A artista de sucesso da década de 1970, que morreu em novembro do ano passado, aos 73 anos, ganha o status de verdadeiro porto seguro para a protagonista.
— Vanusa é uma bússola e dá colo para Cassandra quando sofre pequenas violências no dia a dia. Desde que começou sua carreira musical, Vanusa trouxe um vanguardismo que nos faz olhar para dentro — acredita Liniker, que interpreta Como Vai Você? e outras canções marcantes na voz da cantora.
Para completar a carga dramática, Cassandra é surpreendida pela reaparição de Leide (Karine Teles), que lhe apresenta o filho de ambas, Gersinho (Gustavo Coelho). A relação das duas mulheres, inexistente nos últimos 10 anos, entra em ebulição com a realidade que enfrentam, de luta por dignidade e por um emprego capaz de garantir a sobrevivência.
Paradigma
Com direção de Luis Pinheiro e Dainara Toffoli, Manhãs de Setembro traz representatividade sem cair em estereótipos ou preconceitos. Cassandra é humana como qualquer espectador.
Para Alice, a representatividade vai existir, de fato, quando pessoas LGBT+ forem normalizadas em diferentes gêneros de ficção, não apenas retratadas vivendo à margem da sociedade.
— A virada do paradigma vai ocorrer quando um LGBT+ não for tema de uma série, mas quando for um protagonista de um filme de terror, por exemplo — exemplifica a roteirista.
Nessa luta por espaço, Liniker acredita que a própria comunidade funciona como apoio para essas vidas seguirem existindo. Diz que sua personagem lhe trouxe ainda mais coragem para enfrentar os pequenos dilemas da vida e seguir em frente:
— Mesmo que o mundo seja louco, transfóbico e racista, quem nos acolhe é a gente mesmo, quem dá afeto é o movimento. Espero que as famílias que assistam à série abram espaço para mais afeto.
Diversidade nas telas
Veja dicas de programação alusiva ao Dia do Orgulho LGBT+, celebrado na segunda-feira
Maratona de filmes: o canal pago Lifetime exibe maratona com longas LGBT+, a partir das 19h25min de segunda-feira (28). Estão previstos os filmes Minha Namorada é Uma Vampira, com Tori Spelling e James Franco, O Pecado de Ser Gay, baseado em uma história real, e A Arqueira, de Valerie Weiss.
Falas de Orgulho: RBS TV exibe na segunda, após Império, o especial com oito personagens de diferentes idades, regiões e trajetórias de vida. Por trás delas, histórias de superação, preconceito e auto aceitação, passando por temas transversais às letras que formam a sigla LGBT+.
Shows: o canal BIS, a partir das 18h de segunda, exibe uma maratona de apresentações musicais. Na programação, estão performances de Gloria Groove, Maria Gadú, Johnny Hooker e Elton John.
Meus Encontros com Amber: filme inédito estreia na TNT, segunda, às 22h30min. Na comédia romântica, os adolescentes Eddie e Amber escondem sua orientação sexual para evitar a discriminação em uma sociedade pouco tolerante.
Pose: série de Ryan Murphy ganha maratona no canal pago Star Channel neste domingo (27), a partir das 13h. Na trama, a mulher trans Blanca decide abrir, em Nova York, sua própria casa para abrigar jovens homossexuais e transexuais que não tem onde morar.
Orgulho Multishow: programa de clipe do canal pago Multishow TVZ será comandado por Gloria Groove na segunda, a partir das 18h30min. No estúdio, estão confirmadas as presenças de Silva; Luiza, da dupla com Maurílio; e a ex-BBB Marcela McGowan.
Transgente: Canal Brasil exibe, a partir desta segunda-feira, às 23h30min, o seriado com seis episódios. Em cada um eles, a história de um transgênero brasileiro, abordando suas lutas.
Filipe Catto: bate-papo com canja do artista será transmitido gratuitamente, a partir das 19h de terça-feira (29), pelo canal youtube.com/ddcufrgs