O ator e humorista Paulo Gustavo sempre será lembrado por sua capacidade de fazer o público rir. Após 52 dias internado, o artista morreu aos 42 anos nesta terça-feira (4) em decorrência de complicações da covid-19, deixando como legado uma série de personagens marcantes no humor nacional.
Nascido em 30 de outubro de 1978, Paulo Gustavo conquistou notoriedade ao interpretar Dona Hermínia no monólogo Minha Mãe é Uma Peça. O espetáculo, inspirado nos causos da mãe do artista, Déa Lúcia, ganhou adaptação para o cinema, rendendo três filmes. As produções entraram para a lista das bilheterias mais lucrativas do país.
Na televisão, seu trabalho nos humorísticos Vai Que Cola e 220 Volts também marcaram época. Em dezembro, 220 Volts ganhou uma edição especial de Natal, com exibição na Globo, em que Paulo Gustavo mostrou seus maiores personagens vivendo as festividades de fim de ano.
Abaixo, GZH recupera cinco cenas que fizeram o público rir com Paulo Gustavo ao longo de sua carreira:
Marcelina fujona
Dona Hermínia, de Minha Mãe é Uma Peça, simboliza as matriarcas de todo o país ao mostrar preocupação quando os filhos decidem ir para uma boate sem avisar com antecedência. Após negar as ordens de voltar para casa, no primeiro filme, Marcelina (Mariana Xavier) é surpreendida com a invasão de Hermínia na balada, que interrompe a festa e rouba os microfones para dar um sermão.
Reserva do restaurante
Indignada com a possibilidade de ter que conviver com outros humanos em um restaurante, a Senhora dos Absurdos reservou todas as mesas. Nas esquetes de 220 Volts, a personagem era conhecida por reclamar da vida e debochar das pessoas ao seu redor. Nesta cena, ela acaba se envolvendo em uma confusão com um homem que conseguiu entrar no lugar.
Falando do Méier
Outro personagem de Paulo Gustavo que garantiu boas risadas foi Valdomiro Lacerda, um dos frequentadores de uma pensão no Méier, em Vai Que Cola. Ele passa a viver no local para fugir da Polícia Federal, mas sua personalidade forte causa as mais diversas confusões. Em uma das cenas da temporada de 2017, Valdo (como é chamado) acabou falando mal do bairro em um jornal.
O doce de morango
Aníbal é o melhor amigo de Fernanda (Monica Martelli) na franquia Minha Vida em Marte. Os dois fazem eventos e, nos preparativos de um deles, o cerimonialista discute com a contratante sobre doces. Afinal, eles se combinam? O público se divertiu muito com a cena do filme lançado em 2018.
A cor do dente
Outra personagem marcante de Paulo Gustavo é a Mulher Feia, da série 220 Volts. Na terceira temporada, em 2013, ela reclama da facilidade de celebridades de terem dentes brancos. As esquetes viralizam até hoje nas redes sociais.