A terceira temporada do Mestre do Sabor estará disponível a partir de 6 de maio na Globo e do dia 7, no GNT, após a final do BBB 21. O reality culinário chega para unir os brasileiros na torcida pelas receitas mais criativas e saborosas a partir de ingredientes simples, em uma disputa que irá premiar o chef vencedor com R$ 250 mil. Novamente os participantes serão divididos em três times, comandados pelos mestres Kátia Barbosa, Leo Paixão e Rafa Costa e Silva.
— Agora está bem difícil comer na casa de alguém ou no restaurante. O encontro com a comida está sendo na cozinha mesmo. Tem pai virando chef, vovó ensinando a receita pro neto. Tem casal cozinhando e namorando. E aí, vamos cozinhar juntos? — convida o chef Claude Troigros em uma das chamadas de apresentação da terceira temporada.
O reality culinário também chega para ser companhia e inspiração neste contexto de pandemia em que muitas pessoas passaram a se interessar mais pela gastronomia. Tudo isso sem deixar de lado a valorização dos ingredientes brasileiros e das trajetórias dos chefs que participam da competição.
— O Mestre do Sabor já mostrou que valoriza o Brasil, valoriza os chefs brasileiros e o produto brasileiro. É um programa que realmente acolhe. A terceira temporada trará competição, mas, mais do que isso: trará muito amor e acolhimento para esses chefs que vão participar da disputa — explica Claude, que apresenta a atração com seu fiel amigo Batista e com Monique Alfradique.
— Há muitos participantes que pesquisam ingredientes nacionais. Acho que será bem legal os brasileiros conhecerem um pouco mais do Brasil — diz a chef Kátia Barbosa.
Nesta terceira temporada, o programa vai selecionar 18 chefs para mostrarem suas habilidades em sete fases da competição. São elas: Prato de Entrada, Na Pressão, Duelos, Repescagem, Na Peneira, Semifinal e Final. Quatro finalistas participarão da final ao vivo, prevista para julho.
— O programa alia a expertise profissional à prestação de serviço ao estimular receitas e criações a partir de ingredientes simples. Serve como inspiração e estímulo à criatividade do público que gosta de cozinhar e até mesmo aos que passaram a cozinhar durante a pandemia — ressalta LP Simonetti, que assina a direção artística do reality.
A diretora-geral do reality, Aída Silva, adianta que a terceira temporada trará histórias emocionantes das trajetórias dos chefs e suas memórias em relação à gastronomia.
— Nosso convite é para que o público venha torcer, aprender novas receitas e se emocionar com a gente — diz.
Os fãs do programa poderão acompanhar a atração com uma série de conteúdos especiais na internet. Nos perfis oficiais nas redes sociais, os apresentadores e mestres vão participar de lives de aquecimento para a estreia. Após a estreia, as receitas dos episódios estarão disponíveis no site Receitas.com, portal da Globo dedicado à culinária.