"Seis meses depois, uma doença desconhecida faz o mundo parar. Escolas fechadas, voos cancelados, comércio sem abrir, praias e praças interditadas. O isolamento social se torna a maior ferramenta para conter a propagação do coronavírus. No mundo inteiro as pessoas estão trancadas em suas casas, com medo", narrou a voz sóbria de Lázaro Ramos na abertura de Amor de Mãe nesta segunda-feira (15).
Mais de um ano depois do núcleo de novelas da Globo fechar as portas por conta da pandemia, a novela das nove retornou com capítulos inéditos nesta noite, mostrando como a covid-19 alterou a trama dos protagonistas: máscaras, álcool gel, isolamento. Um novo normal foi instalado na narrativa de Manuela Dias.
"Mas a vida sempre encontra seus caminhos, contra toda a adversidade, toda falta de espaço. Cada um segue perseguindo seus sonhos", concluiu Lázaro. "E Lurdes continua a procura de seu filho Domênico." Então, de certa forma, a novela recomeçou exatamente de onde parou: Lurdes (Regina Casé) em busca de seu filho perdido e Thelma (Adriana Esteves) fazendo o possível para esconder seus rastros.
Os rastros de Thelma, no caso, envolvendo o assassinato da mãe da esposa de seu filho: Rita (Mariana Nunes). Confrontada por sua melhor amiga, Jane (Isabel Teixeira), que desvendou o crime, a vilã concluiu que nada como uma nova morte para resolver a primeira:
— Mas a Rita também errou. Você não pode encurralar ninguém. Porque a pessoa pode se sentir ameaçada e agir por impulso. Acaba fazendo uma besteira — sentenciou friamente, enquanto já tramava o assassinato da amiga.
Como Thelma afirmara mais cedo, "não há limite para o amor de mãe". Desta vez, ela foi ainda mais longe, ao forjar o suicídio de Jane, deixando uma carta de despedida que revela muito do desespero que a própria vilã está sentindo: ela está completamente sozinha, com o próprio filho (pelo qual ela segue lutando e matando) pronto para deixá-la para ir viver com a esposa.
Enquanto a morte de Jane foi o ponto alto do capítulo, não foi a única maldade de Thelma: antes disso, ela já havia enviado um e-mail para Lurdes afirmando que Domênico está morto. A notícia devastadora quebrou o coração da personagem de Regina Casé, que não pareceu nem um pouco disposta a acreditar que seu filho, a quem ela está buscando há décadas, se foi.
Estela (Letícia Lima) também não teve um final muito feliz. Após Álvaro (Irandhir Santos) descobrir o paradeiro da ex-amante, que o traiu, ele envia Belizário (Tuca Andrada) para matá-la. Ela mal teve tempo para suas últimas palavras que, para deleite das redes sociais, foram um pedido: "Na cara não!". E ele atendeu o pedido, a matando com um tiro no peito.
Na linha de frente
Quem também roubou a cena no capítulo foi Betina (Isis Valverde), ao decidir que, como profissional da saúde, é seu dever estar na linha da frente do combate ao coronavírus:
— Eu sou enfermeira. A minha parte não é ficar aqui, encaixotando cesta básica com você —declarou a Sandro (Humberto Carrão), após ver as notícias da pandemia na TV.
— Betina, mas você não vai inventar de ir para o hospital agora, né? — respondeu ele.
— É agora que eu tenho que ir. É isso que um profissional de saúde faz em uma hora dessas. Ele vai para o hospital ajudar os outros. Não existe ex-enfermeira.
Em outras frentes
Apesar do tema difícil, nem tudo foram lágrimas e dramas na volta de Amor de Mãe: não faltaram piadas e brincadeiras sobre as peculiaridades de 2020 e 2021. Entre os assuntos que mais geraram memes, estão:
Lurdes indignada com a pandemia: ela não quer ser conhecida como grupo de risco ("Para de me chamar de véia!"), não aguenta mais dar banho nas compras e está doida para ir ao mercado. Ah, e aprendeu a costurar máscaras enquanto espera pela vacina.
Lídia se volta ao álcool: "Vitória, meu amor, eu tô bem. Mesmo, tá. Agora, é claro que eu tô bebendo muito. Com a pandemia, eu vou fazer o quê?", questionou com a taça na mão.
Outra morte: Estella conquistou a internet ao se preocupar com o enterro, pedindo ao próprio assassino que não mirasse em seu rosto.
Reação à morte de Jane: o final da novela deixou o público abismado com Thelma — e com as habilidades de Adriana Esteves.