Um dos personagens mais populares de 2019, Grogu — conhecido como Baby Yoda — foi desenhado pela primeira vez em um guardanapo. De acordo com o The Hollywod Reporter, o modelo foi refeito diversas vezes até adquirir a aparência final.
O cineasta Jov Favreau já idealizava uma produção do universo Star Wars desde 2012, quando a Lucasfilm foi comprada pela Disney.
— Eu estava apenas tentando imaginar o que aconteceu depois da trilogia original de Star Wars, depois que o Império caiu. Nós conhecemos o Yoda, que era tão velho e um mestre. Como seria para um novo personagem, outro da espécie surgindo e sendo treinado, que estava apenas começando a jornada? — contou Favreau.
Após o lançamento da Disney+, ele pensou que a plataforma precisaria de mais produções, e sugeriu a série para a presidente da LucasFilm, Kathleen Kennedy. Ela, por sua vez, disse que ele deveria se encontrar com Davi Filoni, que já tinha trabalhado na franquia. Entre conversas, Filoni pegou um guardanapo e desenhou um rascunho do Baby Yoda.
— Parecia fofo, mas também parecia um pouco estranho. Isso faz parte do Yoda. Não pode ser apenas fofo — disse Favreau. — As orelhas, a postura, a inclinação da cabeça, com um cachorro... vem muita expressão daí. Uma grande parte disso era fazer algo que parecesse um animal doméstico com o qual você tem uma conexão — afirmou.