A apresentadora Ana Maria Braga deu continuidade às homenagens ao Louro José no Mais Você desta quarta-feira (4). Um dos momentos mais tradicionais do programa, a realização da chamada no final do Bom Dia Brasil, foi um dos destaques da atração matinal, com depoimentos de diferentes profissionais do jornalismo da Globo a respeito de Tom Veiga, intérprete do personagem, que foi encontrado morto no último domingo (1º).
— Sempre achei uma delícia essa interação diária, porque informava e colocava o Louro do lado dos jornalistas. Eu pensava: "Olha só onde chegou, que luxo" — explicou Ana Maria.
Afastado da TV em isolamento por conta da pandemia de coronavírus, Chico Pinheiro enviou uma mensagem para a apresentadora, falando que a "saudade já é grande".
— O Louro José foi a companhia perfeita e um dia vamos encontrar o sentido de tudo. É preciso pensar que vale a pena conviver e ter tido pessoas como o Tom Veiga. É vida que segue graças a ele, com toda aquela energia. Descanse em paz, amigo — falou Pinheiro.
A seguir, outros membros da bancada do telejornal prestaram suas homenagens. As correspondentes Cecília Malan e Giuliana Morrone, assim como os apresentadores Ana Paula Araújo, Rodrigo Bocardi e Carolina Barcellos, elogiaram a força do personagem e sua capacidade de fazer o programa jornalístico ficar mais leve.
— Nossas conversas sempre faziam a gente rir, tanto nos bastidores, como na hora do ao vivo. E Ana, parabéns por sua força, é uma inspiração mesmo para todos nós — começou Ana Paula.
— Eu volto ao ar somente nesta quinta-feira e não sei como vai ser aquele momento sem ele. Aquela energia dele chegava longe e a gente conseguia sentir — garante Carolina, que participa do Bom Dia Brasil com as notícias esportivas.
Conforme a Globo, Ana Maria Braga continuará fazendo homenagens ao parceiro de trabalho ao longo desta semana.
Louro no Congresso
Outro momento marcante do papagaio destacado pelo Mais Você ocorreu no dia 18 de julho de 2001, quando ele discursou no Congresso Nacional. O evento, organizado pela RENCTAS - Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, premiou os destaques em defesa da fauna e teve uma participação de Louro José, que esteve no local de terno.
Ana Maria recordou o momento com muita alegria:
— Quando pari o louro na minha cabeça, imagine ter isso? É um boneco discursando no Congresso Nacional. Se a gente não tivesse visto com os próprios olhos, seria difícil acreditar, nem no sonho mais bonito teríamos isso.
O programa também fez uma entrada ao vivo direto do Cemitério Jardim Horto Florestal, que recebe um segundo velório de Tom Veiga, na tarde desta quarta. Depois de cerimônia no Rio de Janeiro na manhã de terça (3), o corpo do ator será velado no local por mais uma hora para convidados e amigos próximos, em lista restrita. O enterro está marcado para as 15h.