Tom Veiga, o artista que interpretou por mais de 20 anos o "Louro José", foi encontrado morto em seu apartamento no Rio de Janeiro último domingo (1) vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico provocado por um aneurisma, conforme laudo preliminar do Instituto Médico-Legal (IML). De acordo com médicos, um aneurisma geralmente não provoca nenhum tipo de sintoma até que se rompa, o que dificulta um diagnóstico precoce, mas, quando identificado, pode ser tratado.
O aneurisma cerebral é a dilatação exagerada das paredes das artérias intracranianas. O aneurisma pode se romper, causando hemorragia no cérebro – um AVC hemorrágico, que ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe dentro do cérebro, extravasando sangue.
O AVC hemorrágico é a quarta doença que mais mata no Brasil. Pode ser hereditário, causado por doenças pré-existentes, como diabetes e hipertensão, entre outras, ou desencadeado por hábitos pouco saudáveis, como consumo excessivo de sal, açúcar e gordura, além de sedentarismo e tabagismo. Estima-se que 90% dos casos podem ser evitados com hábitos saudáveis.
— A maioria dos casos de AVC pode ser prevenida controlando os fatores de risco, mas essa é uma situação que, muitas vezes, não tem como prever — explica Sheila Martins, chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, vice-presidente da World Stroke Organization e presidente da Rede Brasil AVC.
O aneurisma cerebral pode se romper e causar uma hemorragia cerebral ou permanecer sem estourar durante toda a vida. Os aneurismas também podem ocorrer em qualquer artéria do corpo, como as de coração, rins e abdômen. Os do tipo cerebral e da aorta torácica e abdominal apresentam altas taxas de mortalidade
A falta de sintomas claros dificulta um diagnóstico precoce. No cérebro, surgem sinais geralmente quando há ruptura. Em alguns casos, ocorre um sangramento inicial no cérebro, acompanhado de dor de cabeça súbita e intensa, antes do rompimento definitivo.
— Quando há esse rompimento, a pessoa sente uma dor de cabeça insuportável. Nesses casos, deve ir imediatamente para o hospital — descreve Sheila.
Em outras situações, quando o aneurisma se rompe totalmente, dependendo da intensidade do sangramento, a pessoa tem desde dor de cabeça até perda dos sentidos e coma – nesses casos, também deve ser encaminhada ao hospital imediatamente.
Tom Veiga foi encontrado morto neste domingo (1º) dentro do seu apartamento, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio. Ele tinha 47 anos e deixou quatro filhos. O velório será na terça-feira (3), restrito a familiares, e o enterro, na quarta-feira (4), em São Paulo.
O que é o acidente vascular cerebral
Popularmente conhecido como derrame, o acidente vascular cerebral (AVC) é o termo médico para descrever o surgimento súbito de um déficit neurológico provocado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Há dois tipos de AVC:
- AVC isquêmico: é o mais comum, correspondendo a cerca de 85% dos casos. Ocorre quando há a obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria do cérebro, provocando falta de circulação. Entre as causas pode estar o aparecimento gradual de material viscoso e gorduroso nas paredes dos vasos ou o deslocamento de um coágulo de sangue formado em algum lugar do corpo – ele se solta e flutua até os vasos cerebrais, onde provoca a obstrução da circulação
- AVC hemorrágico: causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso. O sangue extravasa para o interior do cérebro ou para o espaço ao redor.