A Globo prestará nesta quarta-feira (25) uma homenagem ao ex-jogador Diego Armando Maradona Franco, morto aos 60 anos após sofrer uma parada cardíaca. O especial, que vai ao ar após o Segue o Jogo, irá falar da vida e da carreira do maior ídolo do esporte argentino.
No programa, que vai das 23h40min à 0h10min, a TV Globo traz depoimentos de personalidades e revisita momentos históricos e polêmicos do craque. Entre eles, sua participação na Copa de 1986, vencida pela Argentina e considerada uma das mais fantásticas performances individuais de uma edição de Mundial.
"Uma justa homenagem a quem transformou a bola em um pincel e deixou seus traços por todos os cantos do mundo. Um artista intenso e explosivo, que saboreou a vida como um tango, com seus altos e baixos, transitando de forma nada peculiar entre dramas e paixões", escreveu, em nota, a assessoria de comunicação da Globo.
Recentemente, Maradona havia passado por uma cirurgia para a retirada de um coágulo entre o cérebro e o crânio, ocasionado por pancadas. O ex-jogador da seleção argentina e atual técnico do Gimnasia La Plata foi levado ao hospital, mas não resistiu.
Diego Maradona nasceu em 30 de outubro de 1960. Quinto dos oito filhos do casal Don Diego e Dalma Salvadora Franco, a Dona Tota, viveu a infância em Villa Fiorito, na periferia de Buenos Aires. O talento para o futebol apareceu cedo, e ainda criança despertou interesse dos clubes da cidade. Estreou profissionalmente pelo Argentinos Juniors com apenas 15 anos, em 20 de outubro de 1976.
A partir daí, sua carreira decolou. Campeão mundial em 1986, tornou-se uma das figuras mais conhecidas das últimas décadas. Ele chegou a ganhar, em 2000, uma eleição popular feita pela Fifa que elegia o melhor jogador do século 20, superando Pelé na enquete.