O mais humano dos deuses do futebol partiu nesta quarta-feira (25): morreu aos 60 anos Diego Armando Maradona Franco. O ex-jogador da seleção argentina e atual técnico do Gimnasia La Plata sofreu uma parada cardíaca. Ele chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu. No começo do mês, Maradona passou por uma cirurgia para a retirada de um coágulo de sangue entre o cérebro e o crânio, ocasionado por pancadas.
Além dos campos, ele também foi personagem para produções de cinema e da TV, sendo tema para ficção e documentários. A seguir, confira cinco filmes que abordam ou referenciam o craque argentino.
Maradona por Kusturica (2008)
Documentário dirigido pelo sérvio Emir Kusturica — vencedor da Palma de Ouro do Festival de cinema de Cannes com dois filmes: Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios (1985) e Underground – Mentiras de Guerra (1995). No filme, o cineasta tem acesso total ao craque e o acompanha entre 2005 e 2007.
Kusturica apresenta um homem por trás da lenda, o que inclui suas memórias, autenticidade, anseios, arrependimentos e militância política. É o retrato mais íntimo de Maradona no cinema, indo ao encontro da definição do escritor uruguaio Eduardo Galeano: "Um deus sujo e pecador, o mais humano dos deuses".
Diego Maradona (2019)
Documentário retrata a trajetória de Maradona contando com vídeos exclusivos, relembrando sua infância na Argentina e a idolatria que encontrou em Nápoles, a consagração na Copa do Mundo de 1986 e sua turbulenta vida fora dos gramados.
O filme foi dirigido por Asif Kapadia, que também já realizou outros documentários biográficos de grandes ídolos, como Senna (2010) e Amy (2015), com o qual ganhou o Oscar de melhor documentário.
Amando a Maradona (2005)
Documentário dirigido por Javier Martín Vázquez que presta um tributo ao jogador. O filme conta a trajetória de Diego e reúne testemunhos de pessoas próximas ao craque, além de uma variedade de fãs — o que inclui adeptos da Igreja Maradoniana.
O Campeão Impossível (2016)
É possível ver a genialidade de Maradona em cada filme oficial das quatro Copas do Mundo das quais ele participou: 1982, 1986, 1990 e 1994. Porém, o documentário O Campeão Impossível traz um recorte específico para a Copa em que o craque foi campeão.
Dirigido por Javier Novoa, o filme aborda como a seleção argentina superou suas dificuldades para conquistar o campeonato do México, em 1986. A equipe tinha Maradona como protagonista.
Maradona, La Mano de Dios (2007)
Cinebiografia com produção ítalo-argentino e direção de Marco Risi. Neste drama, Maradona é interpretado pelo ator italiano Marco Leonardi, que até lembra o "pibe de oro". O longa aborda a trajetória do craque desde sua infância, passando pelas suas conquistas e quedas.
Maradona no México (2019)
A saga de Maradona como técnico do Dorados de Sinaloa, do México, ganhou uma minissérie documental na Netflix. Aqui o treinador tira a equipe da última posição do campeonato para lutar pelo acesso à primeira divisão mexicana em duas ocasiões, entre 2018 e 2019. É claro, a personalidade espontânea e emotiva de Maradona aflora na tela. Um show a parte. Ou seja, aquele deus do futebol mais humano.