Imagens de Baby Yoda dominam a internet desde o final do último ano, quando a série The Mandalorian estreou nos Estados Unidos. O personagem, que no seriado é conhecido apenas como a Criança ("The Child", no original), é apontado como um dos grandes triunfos da produção da Disney+, recentemente indicada em 15 categorias do Emmy.
O criador da produção Jon Favreau revelou em entrevista ao Deadline que até a primeira cena do personagem foi muito estudada. O bebê verde, da mesma espécie do mestre jedi, não apareceu em nenhuma das imagens de publicidade do spin-off de Star Wars, tampouco vazaram informações sobre sua existência. Mas não foi só o fator surpresa que pesou na grandiosa introdução.
— Dave [Filoni] fez um rascunho de um momento meio Michelangelo e E.T. e tal foi a fonte da inspiração — contou o showrunner, em referência ao produtor executivo Dave Filoni, que trabalha com o universo de Star Wars há anos. — Depois, Doug Chiang e todo o departamento de arte começaram a trabalhar em desenhos, até que o pessoal da Legacy [Efeitos] conseguiu construir o momento.
A introdução acontece ao final do primeiro episódio da série. O protagonista Mando/Din Djarin (Pedro Pascal) está a ponto de descobrir qual seu mais novo alvo (ele é um caçador de recompensas), quando é confrontando com um curioso berço suspenso no ar. Uma mãozinha tenta alcançar os dedos do mandaloriano.
Depois da fala de Favreau, fica clara a semelhança com A Criação de Adão, uma das pinturas da Capela Sistina, em que Michelangelo retrata a aproximação entre homem e Deus, com suas mãos quase se unidas, porém ainda separadas. Em E.T.: O Extraterrestre, o cineasta Steven Spielberg criou um momento semelhante, também inspirado pelo artista italiano.
Produção exclusiva do serviço de streaming Disney+, a primeira temporada de The Mandalorian deve estar disponível no Brasil em novembro, quando a plataforma será lançada no país. A segunda temporada já está em produção.