Amores, traições, inseguranças, estudos e popularidade. A série Barrados no Baile (ou Beverly Hills 90210 no título original) surfou na onda teen para se tornar um fenômeno entre os anos 1990 e 2000, marcando toda uma geração de jovens e adolescentes que exaltam a trama até hoje.
Tanto sucesso fez que, em 2008, a história ganhou uma continuação: Barrados no Baile – Nova Geração, (ou apenas 90210 no título original) que chegou ao catálogo do Globoplay nesta terça-feira (18) com cinco temporadas e a missão de promover uma atualização da produção original.
Os protagonistas de Barrados no Baile, Brenda e Brandon, dão lugar para Annie e Dixon em Nova Geração. Assim como na primeira série, a dupla se muda com a família do interior para a cidade de Beverly Hills e, na nova escola de classe alta, enfrentam dificuldades culturais e de convivência.
Apesar da semelhança nas histórias, os seriados caminham para rumos diferentes, com novos atores e personagens. Do elenco da primeira versão do seriado, apenas os rostos de Jennie Garth, Shannen Doherty e Tori Spelling, que viveram Kelly, Brenda e Donna, aparecem na série derivada em uma participação especial. O spin-off também vai além ao destacar a representatividade e tocar em assuntos como adoção e divórcio.
Confira as principais diferenças entre a série original e o spin-off:
Protagonista negro
Barrados no Baile – Nova Geração foi responsável por colocar o primeiro ator negro no elenco regular das duas séries. Tristan Wilds é Dixon, irmão adotivo de Annie (Shenae Grimes), com quem divide o protagonismo.
Na série-mãe, os atores principais eram Shannen Doherty e Jason Priestley, que viveram os irmãos gêmeos Brenda e Brandon. Ao longo do spin-off, a história da adoção de Dixon é aprofundada, ajudando na construção do personagem.
Galã gay
Diferentemente da série original, que não apresentou personagens homossexuais entre os principais ao longo de 10 temporadas, a comunidade LGBT+ ganha destaque em Nova Geração. O ator Trevor Donovan entra para o elenco a partir do segundo ano para viver o galã e jogador de tênis Teddy Montgomery.
Em um primeiro momento, o jovem faz sucesso entre as mulheres, e inclusive engata um namoro com Erin (Jessica Stroup). Porém, no decorrer do seriado, Teddy se assume gay e revela que se mudou para Beverly Hills para tentar esconder sua orientação sexual.
Separação
O spin-off de Barrados no Baile trouxe outra perspectiva para o relacionamento dos pais dos protagonistas. Na série original, Jim (James Eckhouse) e Cindy Walsh (Carol Potter), pai e mãe dos gêmeos, viviam um casamento instável. Apesar dos conflitos conjugais, os dois não se separaram. Os atores acabaram saindo da trama na quinta temporada.
Já em Nova Geração, o drama do divórcio é retratado na figura de Harry (Rob Estes) e Debbie (Lori Loughlin), pais de Annie e Dixon. Os jovens também acabam envolvidos pelo rompimento, ainda mais quando Debbie começa a se relacionar com Ryan (Ryan Eggold), professor da escola onde eles estudam.