A novela Flor do Caribe, que retorna à programação da Globo a partir do dia 31 de agosto, tem um valor especial para Grazi Massafera. Além de interpretar a protagonista Ester, a paranaense vivia seu primeiro ano como mãe na vida real, durante as gravações da novela, lançada em março de 2013 — Sofia nasceu em maio do ano anterior.
Como o folhetim teve cenas gravadas no Rio Grande do Norte e na Guatemala, Grazi conta que a experiência foi inesquecível. Ainda bebê, a pequena era considerada uma "mascostinha" pela produção.
— Ela foi junto para todas as locações, e foi bom estar com ela ali sempre. Mas quando voltamos para o Rio, em que passava o dia inteiro no estúdio, sofri bastante e senti o peso. Se eu tivesse outro filho hoje, não aceitaria ser a protagonista — conta Grazi, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (25).
A atriz relata que chegou a entrar em pânico quando não conseguia interagir muito com a filha. Segundo ela, a babá foi "mãe também". A situação ajudou a recordar sua relação com a própria mãe.
— Minha mãe foi boia-fria e, quando era pequena, eu sentia ela sair de casa para trabalhar. Sofria com isso quando era pequena. Com a Sofia, foi a mesma coisa. Muito da força que tenho hoje, para realizar sonhos, veio dessa força da minha mãe. De ter uma mãe que trabalhou muito — compara Grazi.
O diretor artístico Jayme Monjardim, que também participou da coletiva, aproveitou a deixa para elogiar a protagonista e sua postura diante do trabalho:
— Acho bonito que você não mudou em nada daquela época para hoje. Continua sendo a mesma mulher humilde, bacana, e essa força faz com que você cresça ainda mais. Sei bem o que foi Flor do Caribe para você, mas passaram oito anos e você continua sendo essa menina incrível.
De volta na faixa das seis, no lugar de Novo Mundo, Flor do Caribe conta a história da guia de turismo Ester que vive em Vila dos Ventos, cidade fictícia próxima de Natal (RN). Ela está no centro de um triângulo amoroso com Cassiano (Henri Castelli) e Alberto (Igor Rickli).