Dando continuidade ao seu projeto de relançar novelas, o Globoplay disponibilizou Fera Radical nesta segunda-feira (17). Além de ser estrelada por Malu Mader, que está afastada dos holofotes, a novela lançada em 1988 chama a atenção do público pela maneira como alguns atores da trama morreram.
Na história, Malu vive Cláudia, uma jovem que cresce atormentada pelo trauma de ter visto sua casa de infância ser destruída por um incêndio, com seus pais e irmãos dentro. Todos morreram no incidente, que foi encomendado por uma disputa de terras. Quinze anos depois, ela decide sair do Rio de Janeiro e voltar para a pequena cidade de Rio Novo, para se vingar dos mandantes do crime.
Fora da trama, alguns atores morreram de forma trágica ao longo dos anos. Abaixo, GaúchaZH relembra os principais deles:
Yara Amaral - Joana Flores
Como a vilã Joana, Yara Amaral interpretou seu último papel na dramaturgia. Com mais de 15 novelas entre 1968 e 1988 no currículo, a atriz se destacou em Cambalacho (como Dinorah), Anos Dourados (vivendo Celeste) e Dancin' Days (Áurea). Yara morreu na virada do ano para 1989 em uma tragédia: o barco Bateau Mouche IV naufragou no Rio de Janeiro e deixou 55 vítimas, sendo uma delas.
Cazarré - Robério Fernandes
Com mais de 15 novelas no currículo, Cazarré faleceu em fevereiro de 1992. Ele foi vítima de uma bala perdida que o atingiu no peito enquanto dormia, de madrugada, em seu apartamento, na ladeira Saint Roman, em Copacabana, no Rio. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.
Luís Maçãs - Dudu
Lembrado por sua atuação como Armando Rosas em A História de Ana Raio e Zé Trovão, em 1990, Luís cometeu suicídio em 1997. Ele tinha 33 anos.
Thales Pan Chacon - Heitor Flores
A meteórica carreira de Thales, iniciada em 1982 com Avenida Paulista, chegou ao fim em 1997, quando tinha 40 anos: ele morreu vítima de Aids, doença que tinha há 10 anos. Ao longo de seus trabalhos, foi destaque ao atuar ao lado de Fernanda Torres em Eu Sei que Vou Te Amar, filme pelo qual Fernanda ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.
George Otto - Rafael
Com apenas 36 anos, o ator que fez o playboy Rafael morreu em decorrência de um infarto fulminante, dois anos depois do fim da novela. Acima, ele aparece em cena com Beth (Alexandra Marzo).
Claudia Magno - Vicky
Assim como Chacon, Claudia também era soropositiva e morreu de insuficiência respiratória aguda como complicação do HIV, em 1994. A atriz tinha apenas 36 anos e estava no ar na novela Sonho Meu.
Paulo Goulart - Altino Flores
Um dos protagonistas de Fera Radical, Paulo Goulart faleceu em março de 2014, após seis anos de luta contra um câncer na região pulmonar. Ele foi um dos grandes nomes da dramaturgia e fez pelo menos 51 peças, 30 novelas e 11 filmes, em mais de cinco décadas de carreira. Participou de novelas como Plumas e Paetês (1980), O Dono do Mundo (1991), Verão Vermelho (1970) e Éramos Seis (1977), além de diferentes filmes, entre eles Rio Zona Norte (1957), O Grande Momento (1958) e Gabriela, Cravo e Canela (1983). Em 2012, participou da série Louco por Elas, da TV Globo.