Os fãs de This Is Us vão ter que checar se seus estoques de lencinho estão prontos para mais uma temporada do drama, que no Brasil é transmitido pela Fox. Em junho, a NBC, emissora original da série, anunciou que a produção deve estrear no outono nos Estados Unidos, o que corresponde à nossa primavera. Apesar da pandemia de coronavírus, a companhia acredita que conseguirá realizar as gravações do quinto ano do seriado a tempo.
Mesmo sem revelar detalhes oficiais sobre os novos capítulos desde a transmissão do último episódio da quarta temporada, o elenco e os produtores vêm dando dicas do que o futuro (e o passado) guardam para a família Pearson. Isto porque na história de Dan Fogelman presente, passado e futuro andam de mãos dadas.
Calma, não há nenhum paradoxo de viagem no tempo — não estamos falando de Dark por aqui. Mas o roteiro amarra as suas pontas de forma que o público descobre gradualmente um pouco do passado e do futuro dos personagens, enquanto o presente se desenrola. Como em um filme de Christopher Nolan com pegada de novela das nove.
As reviravoltas não são novidade para nenhum fã que tenha passado do primeiro episódio de This Is Us, de forma que nos últimos quatro anos a verdadeira questão se tornou entender como as cenas de flashbacks e flashforwards devem ser interpretadas.
Fogelman deu uma introdução vaga sobre os novos episódios, em entrevista à revista People, em março: "Algo como renascimento e muitos novos começos devem ser uma grande parte temática da próxima temporada".
Para novas histórias terem início, no entanto, parece que outras têm de chegar ao fim. O roteirista também já afirmou que Jack (Milo Ventimiglia) deve ter menos espaço daqui para frente, como já foi o caso na quarta temporada. Segundo ele, as aventuras do patriarca da família já foram esmiuçadas o suficiente nas primeiras três temporadas.
Agora, deve ser a vez de lançar um olhar mais aguçado para Rebecca (Mandy Moore). Ao público sensível, cuidado: spoilers à frente. Na última temporada, foi revelado que a matriarca está com Alzheimer, o que além de devastador em si, levou a uma grande briga entre Kevin (Justin Hartley) — que acredita que a mãe deve aproveitar seus últimos momentos de lucidez com a família — e Randall (Sterling K. Brown) — que defende que ela deve tentar um tratamento experimental que a manterá longe de todos por pelo menos um ano.
Não foi apenas um embate de ideias. Os dois partiram para o confronto físico após Kevin descobrir que Randall estava chantageando a mãe a realizar o tratamento. Mas Rebecca decidiu seguir, de toda forma, para St. Louis para iniciar o ensaio clínico. Na nova cidade, será possível descobrir mais sobre seu relacionamento com Miguel (Jon Huertas) e o passado dos dois, unidos após a morte de Jack.
Big Three
Sobre os "Três Grandes", mais dramas esperam pelos irmãos Pearson. Como dito acima, Kevin e Randall estão brigados. Junto a isso, há o fato de Kevin ter acabado de descobrir que será pai (o que já fora revelado em um flashforward), e que a mãe é ninguém menos que Madison (Caitlin Thompson). Ainda não está claro se ela seguirá na vida dele apenas como a mãe de seu filho ou se também se tornará o grande amor que ele há tempos procura.
Uma prova de que as coisas não serão tão simples é o fato de o médico de Madison, interpretado por Josh Hamilton, ter sido integrado ao elenco regular do show. A revelação foi feita na última segunda-feira (29), em uma reunião virtual de This Is Us. "O médico vai ser uma figura importante na próxima temporada para Kevin. Não é coincidência que ele tenha sido apresentado na mesma linha do tempo que o Dr. K. retornou", já tinha revelado Fogelman em março, ao Deadline.
Já Randall vai ter seus próprios desafios para encarar. "Há algo para Randall com o qual estou realmente empolgado", disse o ator Sterling K. Brown em entrevista à Entertainment Weekly. “Tem a ver com o seu passado. De maneira semelhante ao que fizemos quando ele foi a Memphis (perto do final da primeira temporada) para descobrir coisas sobre de onde ele veio, a família de seu pai", acrescentou.
O passado também deve ser uma parte importante do desenvolvimento de Kate (Chrissy Metz), que na quarta temporada esteve às voltas com a criação do filho recém-nascido e de uma crise no casamento. "Nós vamos nos aprofundar em onde os problemas de Kate realmente se originam, além da vergonha e da culpa que ela teve pela morte de seu pai", contou a atriz Chrissy para a Stylecaster.
Independentemente do que vier, os mistérios de This Is Us devem começar a ser explicados a partir de agora, visto que é a penúltima temporada da série. O showrunner Isaac Aptaker declarou ainda durante a temporada três que a produção estava sendo desenvolvida para chegar ao fim em seu sexto ano.
"Espero que, quando chegarmos ao nosso final, as pessoas pensem que é um ponto final realmente satisfatório que faz sentido, e parece que elas assistiram a algo que é um trabalho completo, porque é assim que estamos tentando planejá-lo", Isaac afirmou ao site Deadline. "Pensamos nesse objetivo por um longo tempo, então podemos planejar e tentar fazer com que pareça um todo, em oposição a uma série que será interminável".