Comandando sessões de eletrochoque e lobotomia na ala psiquiátrica de uma prisão, a enfermeira Ratched, de Um Estranho no Ninho (1975), é sempre lembrada como uma das vilãs mais sádicas do cinema. Buscando desvendar a figura, o superprodutor Ryan Murphy (de American Horror Story) lançará a série Ratched, que terá a premiada Sarah Paulson no papel de Mildred Ratched.
A personagem de 1975 foi interpretada por Louise Fletcher, que recebeu um Oscar pelo trabalho. Em entrevista à revista Vanity Fair, Murphy disse que o novo projeto tentará desvendar o passado da enfermeira partindo da ideia de que "um abusador é alguém que já foi abusado".
— O interessante foi tentar criar um personagem emocional a partir de uma reputação muito fria... tentar descobrir todos os pequenos detalhes sobre sua infância, seus relacionamentos, sua sexualidade. Porque quando as pessoas pensam em Ratched, pensam nela como um corte, cruel e indiferente — explicou.
Ratched inicia em 1947, 15 anos anos dos eventos do filme, e apresenta Mildred como uma enfermeira que procura emprego em um hospital psiquiátrico na Califórnia, local onde são realizadas experiências psiquiátricas perturbadoras.
Sarah Paulson diz que foi desconcertante encenar a personagem, mas garante que, no fim da série, é possível compreender por que ela teria cometido tantas barbaridades.
— Eu me identifiquei profundamente com a solidão dela. Penso que, no final das contas, é isso que a move: uma busca pela sobrevivência e por encontrar algum sentimento de lar. Embora os métodos que ela escolhe para alcançar essa segurança interna sejam um tanto questionáveis, eu argumentaria que ela os está fazendo com uma necessidade potencialmente egoísta, mas necessária para sobrevivência — explica a atriz.
Não é a primeira vez que Ryan Murphy e Sarah Paulson trabalham juntos. Uma das inúmeras atuações da atriz foi em American Horror Story: Asylum, em que interpreta uma jornalista homossexual que é sujeita a terapias de choque em um hospício nos anos 1960.
Com oito episódios, Ratched estreará em 18 de setembro na Netflix. No elenco, também estão nomes como Sharon Stone, Finn Wittrock, Sophie Okonedo, Vincent D'Onofrio, Jon Jon Briones, Charlie Carver, Judy Davis, Harriet Harris, Cynthia Nixon, Hunter Parrish, Amanda Plummer e Corey Stoll.
Além de ser o produtor executivo ao lado de Michael Douglas e Sarah Paulson, Murphy dirigirá o piloto da série.