A atriz Naya Rivera morreu por "afogamento acidental", segundo a autópsia divulgada pela polícia nesta terça-feira (14). O corpo da artista foi localizado no Lago Piru, na Califórnia, na segunda (13), após cinco dias de buscas. Ela desapareceu no local no último dia 8, após alugar um barco e fazer um passeio com o filho.
O documento, compartilhado no Twitter da polícia do condado de Ventura, aponta que "o corpo foi submetido a raio-x e uma autópsia completa foi realizada. As descobertas da autópsia são consistentes com afogamento e a condição do corpo é consistente com o tempo em que ela esteve submersa".
A autópsia também concluiu que "não foram encontrados machucados ou doenças. Não há indicação de que drogas ou álcool tenham participado da morte".
"Céu ganhou nosso anjo"
Em um comunicado enviado à imprensa internacional, a família de Naya Rivera se manifestou pela primeira vez após a morte da atriz. Eles agradeceram o apoio de fãs e amigos e exaltaram as equipes de resgate que ajudaram nas buscas ao corpo.
"Enquanto sofremos com a perda de nossa bela lenda, somos abençoados em honrar seu eterno legado e seu espírito encantador. Naya era um talento incrível, mas era ainda mais uma incrível pessoa, mãe, filha e irmã", disse a família.
"Estendemos nossa gratidão eterna e aclamamos os heróis que a encontraram. Agradecemos a todos os amigos, colegas e fãs por todo o apoio. O céu ganhou nosso anjo", diz a nota, que pede também para que a privacidade da família seja respeitada.
O caso
Naya Rivera alugou um barco para passear no Lago Piru na quarta-feira (8) à tarde. Ela estava na companhia do filho de quatro anos.
Algumas horas depois, o barco foi encontrado com a criança dormindo dentro dele, usando um colete salva-vidas. De acordo com a polícia, o garoto afirmou que sua mãe o ajudou a subir na embarcação antes de desaparecer nas águas.
Mais de cem pessoas, entre policiais e mergulhadores, estiveram envolvidos nas buscas pela atriz, e passaram dificuldades por conta da baixa visibilidade no lago. Sonares e cães farejadores também ajudaram na operação.
Naya Rivera nasceu em Valência, na Califórnia, em 1987. Começou na carreira de atriz oficialmente aos quatro anos de idade, quando participou do sitcom The Royal Family, criado por Eddie Murphy. Após, somou participações em episódios de séries como Um Maluco no Pedaço e CSI: Miami.
Seu papel de maior destaque foi em Glee, vivendo a líder de torcida Santana Lopez. Também participou de musicais no teatro e fez trabalhos no cinema.