Explorar mistérios é bem comum na dramaturgia brasileira. Várias novelas trabalham o lado mais sombrio ou cômico de personagens, com segredos tão bem guardados que dariam uma trama à parte pela curiosidade que despertam. Do sigilo na identidade de uma criatura estranha até objetos guardados a sete chaves, tudo vale para prender o telespectador até o final da história.
A temática é vista desde novelas mais antigas — como a bizarra caixa branca de Tieta (1989) — até produções mais atuais, como a busca pelo paradeiro de um filho em Amor de Mãe (2019).
GaúchaZH listou sete segredos que já movimentaram a dramaturgia e, também, cativaram o público. Confira:
A caixa de Perpétua
Tieta (1989) chegou recentemente ao catálogo do Globoplay e ressuscitou o mistério envolvendo Perpétua (Joana Fomm): o que a beata guardava na misteriosa caixa branca?
Para o público, o segredo perdurou até o último episódio, quando foi revelado de forma subentendida: Perpétua guardava na caixa o pênis de seu falecido marido. A cena não mostrou, de fato, o órgão sexual, apenas focou nas reações hilárias de outros personagens ao ver o conteúdo. O que a novela não explica é como o "dito-cujo" foi mantido preservado na caixa.
O Cadeirudo
Em 1997, o Brasil só queria saber: quem era o Cadeirudo de A Indomada? A figura misteriosa, que assombrava a fictícia cidade de Greenville, tinha um andar peculiar, bumbum avantajado e atacava as mulheres nas noites de lua cheia.
Depois de muito suspense, tal identidade foi revelada no final da trama: era Lurdes Maria (Sônia de Paula), uma das mais ferrenhas beatas da cidade, que, junto com Altiva (Eva Wilma), dedicava-se a infernizar a vida de Zenilda (Renata Sorrah) e das meninas da Casa de Campo.
O vício de Gerson
Gerson (Marcello Antony) não deixava ninguém chegar perto do seu computador em Passione (2010). O público levantou várias teorias sobre o segredo do piloto de Stock Car: que ele era um pedófilo ou atuava como hacker foram algumas delas. Quando revelado, porém, o mistério decepcionou os telespectadores: Gerson era viciado em ver pessoas fazendo sexo em lugares sujos, principalmente banheiros públicos.
A chupeta de Adauto
Avenida Brasil também levantou um segredo em sua trama por meio de Adauto (Juliano Cazarré). O jogador de futebol perdeu um pênalti que colocaria seu time na primeira divisão após um outro atleta sussurrar algo em seu ouvido, que o deixou em choque.
No final da novela, sua namorada Olenka (Fabiula Nascimento) descobriu que o rival havia o chamado de “Chupetinha”. Isso porque Adauto ainda tinha o hábito de usar chupeta, mesmo já sendo adulto. Ele, então, conseguiu se livrar do trauma ao queimar o objeto.
Rejuvenescimento de Cora
Após problemas de saúde, Drica Moraes teve de abandonar a vilã Cora na segunda fase de Império (2014). A solução encontrada pelo autor Aguinaldo Silva foi substituí-la pela atriz Marjorie Estiano, que interpretou a personagem mais jovem na primeira fase.
Na trama, Cora passa por uma plástica para tentar surpreender José Alfredo (Alexandre Nero) e, após o procedimento, volta bem mais nova. O rejuvenescimento da personagem nunca foi, de fato, explicado na novela. “Coisas estranhas acontecem”, foi a fala de Cora no retorno de Marjorie, em resposta ao estranhamento do protagonista.
Quem é a vilã e quem é a mocinha?
A rivalidade entre Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), antigas parceiras da fictícia dupla sertaneja Faísca e Espoleta, foi a trama central de A Favorita (2008). O autor João Emanuel Carneiro, porém, fugiu do padrão e decidiu não definir, logo de cara, quem era a mocinha e quem era a vilã da trama.
Ficou nas mãos do público tentar definir as figuras. O capítulo 56 foi marcado pela revelação que deixou os brasileiros se sentindo enganados. Desde o início, porém, a abertura da novela dava um grande spoiler sobre o mistério — quem prestou atenção, não deve ter se surpreendido.
Onde está Domênico?
Lurdes (Regina Casé) irá terminar 2020 sem saber onde está Domênico, seu filho vendido pelo pai na infância. O grande mistério de Amor de Mãe, novela que será encurtada e voltará ao ar apenas no ano que vem devido à pandemia, persiste para a maioria dos personagens, mas não para o público.
Logo no início do folhetim, roteiros vazados indicaram que Danilo (Chay Suede) era Domênico. O público também não ignorou as pistas deixadas por Manuela Dias no decorrer da trama e conseguiu desvendar o paradeiro do personagem. A autora da novela das nove até tentou despistar inserindo nomes como Sandro (Humberto Carrão) entre os possíveis candidatos, mas nada convenceu.
A confirmação veio ao final da chamada da primeira temporada, antes das gravações serem paralisadas, quando Thelma (Adriana Esteves), mãe de Danilo e amiga de Lurdes, descobre o segredo e promete fazer de tudo para que ele seja mantido bem guardado.