Para construir – e desconstruir – o pensamento masculino, a série brasileira Homens? chega a sua segunda temporada trazendo novos temas em torno do machismo. Aborto, traição, diversidade sexual e preconceito, além de conflito de gerações, estarão nas histórias do novo ano da produção assinada por Fábio Porchat. Os novos episódios começam a ser exibidos nesta terça-feira (14), às 22h, no canal Comedy Central.
GaúchaZH conversou com a equipe do seriado em uma descontraída coletiva de imprensa online, com a presença de Porchat e outros comediantes que fazem parte do elenco, como Rafael Portugal, Miá Mello e Gabriel Louchard. Afinal, o seriado é de comédia e tem o desafio de provocar risos em meio a assuntos espinhosos. E é com risos que Homens? tenta mudar o pensamento de quem ainda insiste em atitudes e opiniões desrespeitosas.
— Não queremos dar aula. A gente não pega o público masculino assim, fica chato. Se ele entender que é escroto fazendo assim, já é o primeiro passo. É o remedinho no meio da comédia — diz Porchat.
Além de Porchat, que interpreta o protagonista, Alexandre, retornam para a segunda temporada seus três amigos. Ou melhor, quatro: Gustavo (Gabriel Godoy), Pedrinho (Raphael Logam), Pedro (Gabriel Louchard) e o próprio pênis de Alexandre, "interpretado" por Rafael Portugal.
— Ganhei uma nova maquiagem esse ano, uma nova roupa, mais lisa, não sei se vocês notaram —destaca Portugal aos jornalistas, que assistiram previamente ao primeiro episódio da segunda temporada.
Para homens e mulheres
Se no primeiro ano o assunto principal foi a impotência sexual de Alexandre – um problema do universo masculino –, nessa segunda temporada Homens? começa falando de aborto – um drama do universo feminino. Natasha (Giselle Batista) anuncia aos quatro amigos, com quem teve relações sexuais, que está grávida e não sabe quem é o pai. Ela, então, decide não ter a criança.
Para falar de um tema tão delicado, a presença de mulheres foi turbinada atrás das câmeras: Gigi Soares dividiu a direção com Johnny Araújo, e mais duas roteiristas se juntaram ao time de Cristiane Werson. Aliás, os dois primeiros episódios da segunda temporada foram escritos apenas por mãos femininas.
— Era muito importante para a gente que esse episódio fosse escrito por mulheres. Nós, roteiristas homens, ficamos assustados com o quanto as mulheres já passaram por isso. Não temos a menor noção disso. Tinha que partir delas — fala Porchat.
— Essa série não é só para homem, é também legal para as mulheres terem um pouco de esperança, mostrar que talvez tenha uma onda de reestruturação dos homens. A série dá esperança de que os homens têm solução — afirma Lorena Comparato, que interpreta Tainá, uma das mulheres que tenta desplantar o machismo da cabeça dos rapazes.
Novos personagens
Além do elenco fixo, entram na série dois novos personagens: Maria (Lua Branco), antigo amor de Alexandre e que irá provocar novos sentimentos no protagonista, e Gael (Yuri Marçal), jovem negro e pansexual que causará um conflito geracional do machismo:
— Mostraremos o machismo em várias idades. O Gael, com 20 e poucos anos, o Alexandre, na faixa dos 30, o pai do Alexandre, com 60, todos vão morar juntos e mostraremos o machismo em várias idades, com diferentes visões e formas de aprender — explicou Porchat.
A primeira temporada de Homens? está no catálogo da Amazon Prime Video. A segunda temporada terá oito episódios, de 30 minutos cada, e também estará disponível no streaming logo após a estreia na TV.
Homens?
- Segunda temporada
- Estreia terça (14), às 22h, no canal Comedy Central
Assista ao trailer: