As transmissões ao vivo pelas redes sociais se tornaram o canal de comunicação de famosos com o público, além de promover entretenimento na quarentena. Quem também está surfando nessa onda é Fábio Porchat. Com as gravações do Que História É Essa, Porchat?, suspensas, o apresentador transformou o Instagram em uma extensão do seu programa de TV ao conversar com artistas e compartilhar histórias.
No seu perfil pessoal, faz lives diárias com pelo menos dois convidados, às 19h e 19h30min. O apresentador já recebeu nomes como Luciano Huck, Luisa Sonza, Paulo Gustavo, Cid Moreira e Xuxa. Em entrevista exclusiva para GaúchaZH, Porchat afirmou que a inspiração para fazer as transmissões veio de uma artista internacional, através do olhar atento de sua esposa, Nataly Mega.
— Ela (Nataly) viu a Miley Cyrus fazendo isso e me propôs fazer também. Eu achei ótima a ideia e resolvi ir atrás. Está sendo muito legal poder bater papo, conversar com todo mundo, eu acho que também é uma forma de dar um pouco de conteúdo de entretenimento novo para as pessoas que estão em casa. Já é um pouco o nosso jeitinho de também nos aproximarmos da audiência — contou.
Além do bate-papo sobre diversos assuntos, o apresentador também faz brincadeiras com os convidados. Propôs, por exemplo, que a eterna "Rainha dos Baixinhos" jogasse com ele o “Abecedário”. Assista (e dê risadas):
Porchat afirmou que o sucesso é tanto que já possui lives agendadas até o final de abril:
— Vamos continuar firmes e fortes. Já temos gente agendada até o dia 20. Virou um “must”, para usar uma expressão que minha vó usava e achava que era moderno — disse o apresentador, rindo.
Lives para vovôs
Porchat também iniciou uma série de lives voltadas aos idosos. Com o nome Que História É Essa, Vovó?, o programa é apresentado no Instagram do Porta dos Fundos (@portadosfundos) às quartas e domingos, sempre às 15h, por tempo indeterminado. A ideia é conversar com pessoas com mais de 60 anos para saber como está a vida delas durante a quarentena, já que os idosos fazem parte do principal grupo de risco do coronavírus.
Neste domingo (12), o cartunista Maurício de Sousa e a atriz Aracy Balabanian serão os entrevistados. Já passaram pela live Gilberto Gil, Rita Lee e até a avó de Porchat, dona Maria Alice.
Expectativa para o Que História É Essa
Sem poder continuar a segunda temporada do Que História É Essa, Porchat?, já que a plateia é essencial na atração e, por enquanto, aglomerações não são permitidas, a alternativa achada para continuar com o programa de contação de histórias na grade do GNT foi mudar o nome para Que Quarentena É Essa, Porchat?.
Agora todas as terças, às 22h30min, é exibido um episódio especial e temático, que recebe um compilado de histórias com os melhores relatos da temporada passada sobre amor, sexo, casos sobrenaturais, trabalho e viagens. Serão exibidos, também, trechos inéditos que não foram ao ar em 2019.
Segundo Porchat, o modelo alternativo para o programa deve permanecer entre abril e maio:
— Estamos na expectativa. Estamos esperando para ver se conseguimos voltar a gravar no final de maio, início de junho, para que possamos voltar a ter programas inéditos — comentou o apresentador.
A segunda temporada do programa teve apenas quatro episódios inéditos, exibidos em março.