Na busca por valorizar o trabalho jornalístico e divulgá-lo ao público, o jornal norte-americano The New York Times lançou a série de TV The Weekly, que revela bastidores de reportagens de um dos mais importantes diários do mundo. A série chega à plataforma de streaming Globoplay nesta quarta-feira (15).
Em cada episódio, com duração de 30 minutos, uma equipe (ou jornalista) do New York Times é acompanhada pelas câmeras enquanto realiza uma reportagem. São mais de 20 episódios com os mais variados temas: política, economia, tecnologia, educação, golpes de internet e tráfico de drogas, entre outros.
Além de retratar histórias nos Estados Unidos, The Weekly acompanha o trabalho de correspondentes internacionais ao redor do mundo. No nono episódio, A Toca do Coelho, por exemplo, os jornalistas Max Fisher e Amanda Taub mostram como as recomendações do YouTube, com base num algoritmo, influenciaram a opinião de usuários nas eleições brasileiras de 2018. Outro capítulo interessante é O Bebê Constantin, em que a jornalista Caitlin Dickerson viaja até o leste europeu para contar a história de uma criança que passou a maior parte da vida afastada dos pais, em consequência das política de imigração do presidente Donald Trump.
Em 2018, ao anunciar resultados trimestrais, Mark Thompson, presidente-executivo do New York Times, disse que iniciativas como The Weekly seriam uma nova ferramenta e um meio de apresentar o jornal para novos públicos.
Em comunicado interno, o editor executivo do periódico, Dean Baquet, afirmou que o seriado é uma das grandes apostas da companhia.
Outros produtos
Não é a primeira vez que conteúdos do New York Times são transformados em série de TV. Na Amazon Prime Vídeo, Modern Love foi inspirada na coluna do jornalista Daniel Jones, de mesmo nome. Na publicação, ele escolhe, a cada semana, um ensaio sobre as mais variadas formas de amor entre os mais de nove mil que recebe por ano, enviados por escritores amadores e profissionais. Algumas dessas histórias foram selecionadas para ser interpretadas na série que tem no elenco atores como Anne Hathaway, John Slattery, Dev Patel e Tina Fey.
No ano passado, o New York Times também fechou acordo com a Netflix para a produção de um documentário baseado em reportagem da New York Times Magazine sobre pacientes com doenças não diagnosticadas. O jornal também teve os bastidores da cobertura da eleição de Trump apresentados na série The Fourth Estate.
The Weekly
- Disponível no Globoplay
Outros destaques desta quarta-feira
Cinema Novo
O documentário Cinema Novo, de Eryk Rocha, faz um ensaio poético e um retrato íntimo sobre o movimento cinematográfico que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial. Entre os cineastas retratados, estão Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues. A produção foi premiada no Festival de Cannes em 2016 como o Olho de Ouro, troféu destinado a documentários.
Cinema Novo
- Quarta-feira, 22h10min, Curta!
- Reprises: quinta-feira (16), às 2h10min e 16h10min; sexta-feira (17), às 10h10min; sábado (18), às 14h40min; e domingo (19), às 22h20min
Um retrato de Divaldo
A história do baiano Divaldo Franco, um dos médiuns mais conhecidos do Brasil, é contada em O Mensageiro da Paz, cinebiografia chega ao catálogo do Net Now nesta quarta-feira. Convivendo com a mediunidade desde os quatro anos, Divaldo (Bruno Garcia) era rejeitado pelas outras crianças e reprimido pelo pai (Caco Monteiro). As 17 anos, decide usar seu dom para ajudar as pessoas e se muda para Salvador com o apoio da mãe (Laila Garin).
Divaldo - O Mensageiro da Paz
- Disponível no Net Now