Para muitos, Carnaval é sinônimo de diversão, de ir para a rua trabalhado no glitter, de pular em meio às multidões. Porém, para outros, dá um arrepio só de pensar em seguir um trio elétrico. Quem não gosta ou não vai cair na folia neste ano pode se divertir de outras formas, como na frente da televisão, por exemplo.
Pensando nisso, GaúchaZH selecionou 10 séries para quem quiser aderir ao bloquinho do sofá nos dias de festa. Há produções para todos os gostos, que vão dos dramas às comédias, para assistir sozinho ou em companhia. E mais: dividimos por dias e calculamos o tempo gasto em cada exibição, tudo para você vestir a fantasia mais rápido e programar sua maratona. Confira:
Sábado de Carnaval: dia do riso
Ninguém Tá Olhando
- Onde assistir: Netflix
- Temporada: 1 (oito episódios)
- Tempo de maratona: 2h25min para toda a série
Uma das séries brasileiras mais divertidas da Netflix, Ninguém Tá Olhando lembra muito The Good Place. Dirigido por Daniel Rezende, o seriado mostra que anjos da guarda são mais humanos do que se imagina. No elenco estão Victor Lamoglia e a youtuber Kéfera Buchmann.
The Big Bang Theory
- Onde assistir: Globoplay
- Temporadas: 12 (279 episódios)
- Tempo de maratona: em média, oito horas para cada temporada
The Big Bang Theory é uma série longa e terminar ela em um dia é praticamente impossível. A boa notícia é que os episódios são curtos: em média, possuem 20 minutos de duração — tempo perfeito para uma maratona bem engraçada e nerd.
Domingo de Carnaval: dia da família
The Good Doctor
- Onde assistir: Globoplay
- Temporadas: 3 (46 episódios)
- Tempo de maratona: em média, 15 horas para toda a série
The Good Doctor – O Bom Doutor caiu no gosto dos brasileiros. A trama é centrada em um jovem cirurgião autista que lida com o preconceito de seus colegas (e até de pacientes) no hospital em que atua. Perfeito para chamar a família para a frente da televisão após o almoço de domingo.
Years and Years
- Onde assistir: HBO Go
- Temporada: 1 (seis episódios)
- Tempo de maratona: seis horas para toda a série
A série é curta, mas não é só por isso que Years and Years é maratonável. O seriado chamou a atenção no ano passado pelo impacto que causou no público. Com sua trama distópica e Emma Thompson no elenco, a história se passa em 2024 e mostra um futuro com mais instabilidade política e econômica, aumento de conflitos e no qual a tecnologia domina as relações humanas. É quase como Black Mirror, mas mais realista — e, por isso, assustadora.
Segunda de Carnaval: dia do medo
A Maldição da Residência Hill
- Onde assistir: Netflix
- Temporada: 1 (10 episódios)
- Tempo de maratona: em média, 10 horas para toda a série
Os membros do bloco do sofá também têm direito de tocar o terror no Carnaval. Mas, aqui, o buraco fica mais embaixo: A Maldição da Residência Hill foi uma das séries de suspense/terror mais elogiadas dos últimos anos por apresentar o gênero de forma nua e crua, sem muita fantasia e com uma boa história no pano de fundo. Além, claro, de ser bem curta e estar renovada para a segunda temporada.
American Horror Story
- Onde assistir: Globoplay
- Temporadas: 8 (94 episódios)
- Tempo de maratona: em média, de sete a oito horas para cada temporada (levando em consideração que a série possui número de episódios diferentes em cada uma e também com durações distintas)
Um clássico do produtor Ryan Murphy também é digno de uma maratona carnavalesca. Apesar de ser longa, American Horror Story tem um trunfo: cada temporada conta uma história diferente e, por isso, não precisa ser vista de forma cronológica. Fica a critério do espectador escolher com qual história vai se arrepiar nesse Carnaval.
Terça de Carnaval: dia do mozão
Sex Education
- Onde assistir: Netflix
- Temporadas: 2 (16 episódios)
- Tempo de maratona: em média, 13 horas para toda a série
Podemos dizer que Sex Education é a melhor série da Netflix na atualidade. O seriado gira em torno de um jovem e sua mãe, uma terapeuta sexual interpretada brilhantemente por Gillian Anderson (de Arquivo-X). A trama fala sobre a importância da educação sexual entre jovens e adolescentes de uma forma descontraída, mas sem deixar de lado a importância do tema. O feriado será de gargalhadas ao lado do mozão.
Modern Love
- Onde assistir: Amazon Prime Video
- Temporada: 1 (oito episódios)
- Tempo de maratona: quatro horas para toda a série
Divertida, emocionante e com um elenco estelar: essa é Modern Love, uma das séries mais fofas do catálogo da Amazon Prime Video. Cada episódio fala de uma trama de amor, baseadas em histórias reais escritas em uma coluna no jornal The New York Times. No elenco, Anne Hathaway, Andy García e Tina Fey. Um seriado perfeito para fechar o Carnaval de uma forma leve e ao lado da pessoa amada.
Quarta-Feira de Cinzas: dia da emoção
Virgin River
- Onde assistir: Netflix
- Temporada: 1 (10 episódios)
- Tempo de maratona: sete horas para toda a série
Passado o Carnaval, é hora de acalmar os ânimos. E Virgin River tem todos os elementos para baixar a poeira da Quarta-Feira de Cinzas. A série, baseada nos romances de Robyn Carr, acompanha a rotina de uma enfermeira de Los Angeles que quer esquecer o passado e decide se mudar para uma pequena cidade em busca de uma vida nova. Com uma trilha sonora que acalma o coração, histórias altamente identificáveis e um final inesperado, é fácil se apaixonar pelo seriado. Virgin River está renovada para uma segunda temporada.
Fleabag
- Onde assistir: Amazon Prime Video
- Temporadas: 2 (12 episódios)
- Tempo de maratona: cinco horas para toda a série
Para quem ainda não assistiu Fleabag, essa é uma boa chance para finalmente conhecer Phoebe Waller-Bridge, estrela de 2019 no mundo da televisão e do streaming. A atriz e dramaturga britânica levou seu nome ao patamar máximo das comédias ao vencer todas as principais categorias do gênero em premiações importantes, como o Emmy 2019 e o Globo de Ouro de 2020. Prepare-se para chorar e rir ao mesmo tempo.