Ele até poderia não estar entre o sexteto de protagonistas de Friends, mas não há dúvidas de que Marcel, o macaco, foi uma das participações mais marcantes da série. Apresentado ao público no episódio The One with the Monkey, da primeira temporada, o animal é lembrado até hoje pelos fãs da sitcom. E eis que, 25 anos após a estreia do programa, ele retornou à televisão como protagonista do último curta de David Lynch, Jack.
Lançado de surpresa na segunda-feira (20), aniversário do cineasta, na Netflix, What Did Jack Do? traz uma entrevista com o macaco — que na verdade é uma fêmea, chamada Katie. O site norte-americano TV Guide que revelou se tratar do mesmo animal de Friends, com confirmação dos treinadores dela. A companhia de streaming não comentou o caso.
Katie tinha cerca de 10 anos quando apareceu em Friends, estando hoje na casa dos 35 — a expectativa de vida dos macacos desta espécie é de 50 anos. Neste meio tempo, a primata não ficou sem trabalho. De acordo com o jornal The New York Post, ela já apareceu em episódios de 30 Rock e um comercial da companhia aérea Kayak.
O curta-metragem
Todo em preto e branco, o filme de apenas 17 minutos mostra o próprio Lynch interrogando Jack, que pode ter cometido um assassinato. Enquanto o cineasta interpreta um policial, o macaco incorpora o bizarro que ronda os filmes do norte-americano — o animal veste gravata e senta-se do outro lado da mesa em frente a uma xícara de café.
Autor de clássicos como O Homem Elefante (1980), Veludo Azul (1986) e Eraserhead (1977), Lynch chegou a afirmar que iria se aposentar do cinema e da direção de longas-metragens para se dedicar a outros projetos. Seus últimos trabalhos foram o curta Ant Head, de 2018, e a terceira temporada da série Twin Peaks.