A castanha do Pará, o pinhão, a baunilha do Cerrado e o cacau Cabruca são alguns dos protagonistas de Sementes do Amanhã, que ganha seu segundo episódio nesta terça-feira (19), às 23h15min, no canal Futura. Em 13 programas, a série gaúcha realizada pelas produtoras Okna e TerraMar conta a história de alimentos que correm risco de extinção. As gravações foram realizadas em 10 Estados do Brasil. A apresentação é da jornalista Nanda Barreto.
Segundo Aleteia Selonk, produtora da Okna, é possível ver o Brasil de uma forma bem natural:
— Abordamos como é o cultivo, a época do ano e o que cada espécie causa na comunidade onde está inserida. Tudo isso com a apresentação dos sotaques, hábitos e cultura de cada região, sempre a partir do alimento.
O diretor e roteirista Alan Mendonça, que concebeu o projeto com Aleteia e a pesquisadora Lara Ely, explica que a produção também destaca manifestações culturais e o modo de vida das pessoas:
— É muito diferente de tudo o que imaginamos. Nós aqui do Sul temos uma visão muito urbana das coisas, e não conseguimos entender pessoas que não têm TV, banheiro e que vivem perto de um rio sem internet.
O diretor reforça:
— A extinção dos alimentos é uma consequência da nossa ação no planeta, que destrói diferentes biomas. Ainda há tempo para se fazer algo.
Sementes do Amanhã
Todas as terças-feiras, Canal Futura, 23h15min