Maite Perroni, hoje com 36 anos, não tem nada a ver com Lupita. A atriz, que ficou famosa pela personagem da novela mexicana Rebelde (RBD), apostou em sua carreira como cantora pop, seguiu atuando na TV e agora é a protagonista de El Juego de Las Llaves, seriado lançado no último fim de semana na Amazon Prime Vídeo. A proposta da produção não chega nem aos pés da trama teen que fez sucesso no Brasil entre 2005 e 2006.
Na série de cinco episódios, Maite interpreta Adriana, uma organizadora de eventos que vive um casamento feliz com o nerd Oscar (Humberto Busto), mas se vê balançada ao reencontrar um romance do ensino médio no aeroporto. O belo Sergio (Sebastián Zurita) reaparece após uma temporada nos EUA como ator e promove um jantar em sua casa para ela e os antigos colegas.
Na mesa de confraternização, além de Adriana e o marido, estão casais em diferentes situações: Léo (Hugo Catalán) e Bárbara (Marimar Vega) tentam reaquecer o casamento administrando o tempo com dois filhos bagunceiros, enquanto Valentín (Horácio Pancheri) e Gaby (Fabiola Campomanes) vivem um matrimônio parado sem emoções. Ao presenciar a situação, a namorada de Sérgio, Siena (Ela Velden), apimenta o evento com o "jogo das chaves".
No game, as regras são simples: os homens colocam suas chaves em um pote e, em sorteio, as mulheres pegam uma delas na sequência. A partir dali, a ideia é que sejam formados casais com as chaves correspondentes e tenham uma noite de amor, com a regra básica de não se apaixonar e o segredo não sair do grupo.
Descobertas
Em um primeiro momento, as mulheres parecem incomodadas com a proposta e todos desistem do jogo. No entanto, por estarem na faixa dos 40 anos e com relacionamentos estáveis, todas pensam em dar uma segunda chance. Esta aí a grande reviravolta de El Juego de Llaves.
Em alguns momentos, nos primeiros episódios, a sensação é de que o espectador irá viver um seriado pornô, mas a produção ultrapassa essa "barreira". Ao mostrar as reações de cada personagem com o game, a série faz uma reflexão sobre a descoberta do corpo, de relacionamentos e da própria orientação sexual.
Um dos personagens, Valentín, é um dos mais marcantes nessa discussão. Firme no casamento com Gaby, ele demonstra que tem outros interesses na cama e, ao trocar ideias com um gay, percebe que tem interesse por homens. Nunca é tarde para se descobrir e passar por mudanças na vida.
Encerrando em um momento crucial da trama, El Juego de las Llaves questiona os moldes modernos a respeito de monogamia e o quanto sexo pode ser divertido e uma ferramenta para aquecer um relacionamento parado. A expectativa é que a segunda temporada alimente essa temática, muitas vezes deixada de lado pelas plataformas de streaming.